Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.05 – Pintor holandês é homenageado pelo cinema mundial em quatro superproduções internacionais

No post de hoje vamos conversar um pouquinho sobre a história de um artista que conquistou seu lugar de destaque na história da arte do século XX depois de passar por momentos de angústia, dor e solidão que marcaram profundamente sua breve existência. Sabe de que artista estou falando? Do grande pintor holandês Vincent van Gogh!

Vincent Willem van Gogh nasceu no dia 30 de março de 1853 em uma pequena aldeia holandesa chamada Zundert.
As infrutíferas tentativas de Vincent para se estabelecer em uma atividade profissional desde sua adolescência e o fracasso na vida eclesiástica nos últimos anos da década de 1880 fez da arte um novo horizonte a ser seguido.

Motivado por essa nova ideia, viaja para Bruxelas em 1880. Lá, com a ajuda de seu irmão Theo, estuda anatomia e perspectiva.

Em 1881, deixa Bruxelas e viaja para Haia. Escreve uma carta ao irmão, dizendo: “Eu não quero pintar quadros; eu quero pintar a vida!”.

A partir de então passa a dedicar-se inteiramente à carreira artística, produzindo uma grande quantidade de desenhos e pinturas a óleo.

Em 1886, Vincent van Gogh parte para Paris, acolhido por seu irmão.

O convívio com alguns pintores impressionistas franceses e sua crescente admiração pela arte oriental enriquecem seu trabalho, dando a ele um estilo próprio e bem peculiar.

Apesar de todo esse talento, sua obra não alcançou o sucesso que ele tanto almejava. O reconhecimento tão desejado por ele em vida só foi alcançado após sua morte.

O cinema mundial prestou sua grande homenagem a este brilhante artista em quatro superproduções internacionais: “Sede de Viver” (1956), “Van Gogh: Vida e Obra de um Gênio” (1990), “Com Amor, Van Gogh” (2017) e “No Portal da Eternidade” (2018). Escolha uma delas e acompanhe parte da trajetória do pintor que eternizou sua história através de sua arte!

 

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc
01/05/2020

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo