Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2022.02 – Os Ensinamentos Valiosos do Filme “Uma Lição de Vida”

O filme sugerido desta semana, lançado em 2010, se baseia na experiência real de Maruge, que aos 84 anos aprendeu a ler e a escrever em uma escola primária enfrentando muito preconceito e dificuldade. 

Tudo começa com um anúncio governamental ofertando Educação Para Todos. Visto que o foco era as crianças, poucos adultos se interessaram pelo programa educacional. Porém, o Sr. Maruge era uma dessas pessoas, pois ele tinha uma enorme vontade de se alfabetizar e a oportunidade era para todos. 

Em busca do seu sonho, o Sr. Maruge procura por uma escola. Por diversas ocasiões, ele sofre rejeição por
conta de sua idade. Finalmente, ele bate na porta da professora Jane que o aceita como aluno. O Sr. Maruge sofre às mãos de autoridades e moradores da região que simplesmente não o aceitam como estudante junto às crianças de 6 anos de idade. 

Ele, de sua parte, não desiste e continua até o fim com sua luta por conhecimento. A professora Jane tem um papel fundamental na vida do Sr. Maruge, pois ela o incentiva, o apoia e fornece o suporte necessário para a realização de seu sonho. A mensagem principal do filme é a importância da educação diante de uma dura realidade. 

O filme também fala de poder, política, liberdade, inclusão e exclusão. Além do preconceito, ignorância, consequências da colonização/guerras e outras reflexões sobre diferentes aspectos individuais. Interessante, não é mesmo? Assista ao filme e divirta-se, emocione-se e reflita muito!

Classificação: 14 anos

Por Davi Pereira Loiola

Assistente em administração do Mauc
11/02/22
Acessar Ir para o topo