Exposição 2022.8 – Maracatu em Ponto: Narrando o Maracatu Solar através de bordados – 05/10/2022
Maracatu em Ponto é um projeto apoiado pelo VIII Edital das Artes de Fortaleza – SECULTFOR – Lei no 10.432/2015 que nasceu da ideia de entrelaçar três temas distintos em um só: bordado, xilogravura e maracatu. Essa união se transforma em arte através da confecção de 20 peças bordadas manualmente, que serão expostas juntamente com os 48 bordados das pessoas participantes das oficinas realizadas como contrapartida, totalizando 68 peças e um estandarte do projeto.
As peças serão inspiradas na estética da técnica de gravura em madeira, geralmente aplicada na produção de cordéis. As 20 ilustrações utilizadas como base para os bordados bases da exposição, são inspiradas em outro elemento importante para a cultura cearense: o Maracatu. No nosso projeto, demos ênfase no Maracatu Solar.
Os registros fotográficos das vivências feitas durante os ensaios, formações e apresentações do grupo são as principais referências utilizadas para a confecção das 20 peças. Além disso, a proximidade entre os integrantes da equipe com a musicalidade do maracatu fortalezense, cria um olhar diferenciado para a atuação nesses momentos de ilustração e seleção de pontos utilizados.
O projeto também discute a importância cultural dos três elementos que o inspiram, através de oficinas de bordado para a comunidade interessada em aprender mais sobre o assunto, que foi adaptada para o formato virtual devido a COVID-19. Dessa forma, reunimos as peças resultantes e propomos realizar a exposição no formato presencial no MAUC-UFC, após a realização das campanhas de vacinação contra o Coronavírus, que conta com bordados de 4 artistas-bordadeiras – Sara Raquel, Talita Késsia, Mariana Gomes e Hailla Krulicoski – e 48 resultados das oficinas realizadas de modo virtual.