Programação do Mauc na 21ª edição da Semana Nacional de Museus
Data da publicação: 4 de maio de 2023 Categoria: Notícias
Em 2023, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade. A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
O tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” lembra-nos que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental. Os museus ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreender a questão climática e amplificar a voz dos povos originários tornando-se, assim, importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de “bem-viver”. Os museus contribuem ainda com a sustentabilidade ao buscar garantir que seus edifícios e processos sejam eficientes em termos de energia e recursos, e que promovam práticas de conservação e preservação dos recursos naturais e culturais. Também trazem benefícios ao bem-estar emocional ao fornecer espaços de lazer e aprendizado onde as pessoas podem se conectar com a história, a cultura e a arte.
Nesta 21ª edição da Semana Nacional de Museus vamos ressaltar o papel fundamental dos museus na contribuição para o bem-estar, o bem-viver e o desenvolvimento sustentável das comunidades, onde possuem papel fundamental como espaços que promovem a consciência, fortalecem as identidades e a participação cidadã.
A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.
Programação do Museu de Arte da UFC – Mauc
Data: 15 a 21 de maio
Oficina de Pintura em Aquarela para Iniciantes
Data: 15/05/2023
Horário: 9h
Carga horária: 3h
Modalidade: Presencial
Quantidade de participantes: 15 pessoas
Público-alvo: adolescentes e adultos iniciantes em pintura com aquarela
Descrição da atividade: Ensinar as técnicas base da pintura com aquarela através de exemplos práticos em um “papel rascunho” e da pintura de uma paisagem/figura simples, como exercício final, aplicando as técnicas ensinadas, com o objetivo de que os alunos consigam aplicar a técnica em outras pinturas de sua autoria e construírem sua jornada artística. Serão utilizados papel Canson 300g (A5), dois recipientes com água, toalha pequena ou papel toalha, pincéis redondos de tamanho médio e grande.
Ministrante: Maressa Vasconcelos Bastos Varela (Voluntária do projeto Desenhando no Museu, graduanda em Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará.)
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Aline Basso/ Coordenadora do projeto Desenhando no Museu do Mauc.
Inscrição: https://forms.office.com/r/hsj4D2CYAL
Oficina Bispo do Rosário
Data: 15/05/2023
Horário: 13h
Carga horária: 4h
Modalidade: Presencial
Quantidade de participantes: 20
Público-alvo:
Descrição da atividade: Arthur Bispo do Rosário montou sua obra em 50 anos, bordados, assemblagens e miniaturas fazem parte do seu acervo em que denominava cada peça por representações, afinal tudo estava sendo construído como uma proposta a ser declarada a Deus de um novo mundo. Através de um mergulho na alma bíspica, vamos partir para contemplar sua obra e falar da atividade no Filme- Arthur Bispo do Rosario, O Senhor do Labirinto que replicou 500 obras para cenografia, do qual fui coordenadora das oficinas. E como prática, bordaremos o “ponto do Bispo” em fichas de pano como na obra”Ficharios” do Bispo do Rosario e assim ressignificar sua obra.
Material de responsabilidade do participante: retalho de Brim, retalho de algodãozinho(tecido), agulhas nº6 cada, lápis 6b
Ministrante: Lana Benigno (artista plástica e diretora de arte)
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Isadora N. Mangualde/NEMauc
Inscrição: https://forms.office.com/r/MjKBzFBuh7
Práticas de preservação e conservação de documentos
Data: 16/05/2023
Horário: 9:00h às 12:00h
Carga horária: 3 horas
Modalidade: Oficina/Presencial
Quantidade de participantes: 30
Público-alvo: Bibliotecários, Arquivistas e interessados em geral
Descrição da atividade: Apresentação de técnicas de higienização, dicas práticas de conservação e o passo a passo para realização de pequenos reparos em livros e documentos. Estas ações buscam evitar e/ou reduzir o impacto de alguns danos que podem ser causados pelo tempo nesses suportes informacionais. Durante a atividade os participantes vão conhecer os materiais necessários e praticar confeccionando invólucros.
Ministrantes:
Auricélia França de Souza Reis – Mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará, em 2008. Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Tratamento, Recuperação e Gestão da Informação. Atuou como Técnica em arquivos na Iniciativa Privada. Hoje Técnica em Arquivos na Universidade Federal do Ceará – UFC, desempenha papel fundamental na conservação e organização do Acervo Histórico e Institucional do Museu de Arte da UFC – Mauc.
Cássio Vinicius Carvalho de Sousa – Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (2022), graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de João Pessoa (2012) e Especialização em MBA Gerenciamento de Obras pelo IPOG (2015). Atualmente, exerce o cargo de Arquivista do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Larisse Macêdo de Almeida – Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Ceará (2013), pós-graduada em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2016), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente exerce o cargo de Bibliotecário-Documentalista no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, responsável pelo gerenciamento da Biblioteca Floriano Teixeira do Museu de Arte da UFC.
Pessoa(s) responsável(eis) do Mauc pela ação/Setor do Mauc: Arquivo e Biblioteca Mauc
Inscrição: https://forms.office.com/r/Q0exzRaJPM
Bordar em folhas
Data: 17/05/2023
Horário: 9h às 11h
Carga horária: 2h
Modalidade: Oficina/Presencial
Quantidade de participantes: 15
Público-alvo: pessoas a partir de 15 anos interessadas em bordado
Descrição da atividade: Vamos bordar folhas? Em uma roda de bordado, vamos conversar sobre as temáticas que norteiam a 21° Semana Nacional do Museus e bordar palavras significativas em folhas que serão colhidas após a sua queda.
Ministrante: Talita Késsia – Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UFC, graduanda em Design pela UFC e atua como artesã na Talo Ateliê desde 2016, criando peças e ministrando oficinas de Bordado e de Encadernação.
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Kathleen Raelle de Paiva Silveira/Núcleo de Comunicação
Inscrição: https://forms.office.com/r/eRHdwxBUjP
Criando um Teko Porã – as relações de afeto e bem-estar no espaço museológico
Data: 18/05/23
Horário: 14h
Carga horária: 2h
Modalidade: Roda de conversa/Presencial
Quantidade de participantes: 40 pessoas
Público-alvo: Pessoas interessadas na temática de Museologia Social
Descrição da atividade: Promover um debate que apresente as experiências de pesquisa e vivências dos participantes, sobre Museologia Social e Museus Orgânicos, relacionando aos conceitos de bem-estar e sustentabilidade nos espaços museológicos. O objetivo é também interagir com a plateia respondendo questionamentos.
Ministrantes:
Mediador: Dr. Antonio Gilberto Ramos Nogueira – Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis), mestre e doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorado no Centro de Investigação em Antropologia-CRIA, Universidade Nova de Lisboa (UNL) e no Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo (USP). Professor associado do Departamento de História e do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (UFC) e docente do ProfHistória UFC. Prêmio Silvio Romero 2004. Foi vice-coordenador (2017-2019) e coordenador do GT História e Patrimônio Cultural da Anpuh-Brasil (2019-2021). Atuou como representante da Anpuh no Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (2020-2021). Área de pesquisas: historiografia, políticas culturais, patrimônio cultural, memória e cultura. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória ( GEPPM/UFC/CNPq) e do Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica do Departamento de História da UFC (NUDOC).
Convidados:
- Alemberg Quindins – Contador de estória, pesquisador das tradições populares, historiador e músico autodidata, empreendedor social, poeta e artista plástico. Em 1992, restaurou a primeira casa grande da fazenda que deu origem ao Município de Nova Olinda-CE e criou a Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri. Idealizador dos projetos Museus Orgânicos e Morada de Conteúdo.
- Me. Luiza Helena Amorim – Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil ( UECE/UAB), mestra em História Social pela Universidade Federal do Ceará ( UFC), graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Integrada do Ceará (atual Estácio) e especialista em Teorias da Imagem e da Comunicação (UFC). Em 2004, conquistou o 3º lugar na 12ª EXPOCOM (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação), durante o XXVIII Congresso do Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação), com o livro “Adísia Sá, uma biografia”. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória ( GEPPM/UFC/CNPq) e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Museal, Histórica e Científica (GEEMEC /UFMG/CNPq). Em 2018, participou do curso de Curadoria Colaborativa, no Minimuseu Firmeza, sendo uma das curadoras da exposição “A casa, o doce e o baobá”. Intregra a Rede de Pesquisa e Formação em Curadoria de Exposição, através do Laboratório de Curadoria de Exposições Bisi Silva do Cenex EBA/UFMG.
- Dr. Naudiney de Castro Gonçalves – Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Patrimônio Cultural pelo PEP-IPHAN. Mestre em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente está professor no Departamento de História da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Assu e doutorando em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa, Portugal.
- Me. Suzenalson Kanindé – Indígena Kanindé. Mestre em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Doutorando em História pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória – GEPPM/UFC. Coordenador do Ponto de Cultura e Memória: Museu Indígena Kanindé. Articulador da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil.
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Isadora N. Mangualde/NEMauc
Inscrição: https://forms.office.com/r/17fxwkM9Dv
Oficina Luz e Sombra
Data: 19/05/2023
Horário: 09h às 12h
Carga horária: 3h
Modalidade: Presencial
Quantidade de participantes: 10 a 15 pessoas
Público-alvo: adolescentes e adultos iniciantes em desenho
Descrição da atividade: ensinar técnicas de luz e sombra para tornar o desenho algo tridimensional. Pode-se através dele criar um efeito de dilatação do espaço, profundidade e valorização da parte mais iluminada do objeto. O objeto em questão poderia ser uma bola com um ponto de luz aplicado sobre ela. A oficina consiste em trazer fotografias de objetos com contraste de luz e sombra e replicá-los no papel canson com a ajuda do grafite.
Ministrante:
– Joana Cláudia Teixeira da Silva (bolsista do projeto Desenhando no Museu, graduanda em Design-Moda pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará.)
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Aline Basso/ Coordenadora do projeto Desenhando no Museu do Mauc
Inscrição: https://forms.office.com/r/yfZZzxysYR
A utilização de obras artísticas como dispositivos de estudos socioculturais
Data: 19/05/2023
Horário: 14h às 16h
Carga horária: 2h
Modalidade: Ação Educativa/Presencial
Quantidade de participantes: 20
Público-alvo: Aberto a pessoas interessadas
Descrição da atividade: Entendendo os contextos ambientais, socioculturais e históricos a partir de interpretações artísticas, propõe-se o desenvolvimento de um estudo utilizando de obras presentes no acervo do Museu de Arte da UFC (Mauc), numa perspectiva de entendimento social, geracional e refletindo em conjunto com os ambientes representado nas artes com ênfase nas obras de Raimundo Cela, Chico da Silva e Descartes Gadelha.
Ministrantes:
Gisnayra Lopes de Sousa – Graduanda em Ciências Sociais (Bacharelado) com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, compõe o Núcleo Educativo do Museu de artes da UFC (Mauc) como bolsista, e durante o ano de 2021 fez participação em um Laboratório de estudos voltado a Antropologia Audiovisual. Desenvolve atividades no campo da fotografia e pesquisa a relação entre a indústria cultural e a construção social de relações afetivas.
Anthony William Oliveira Fernandes- Graduando em Teatro – Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista do Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (Mauc) e participante voluntário do Programa de Residência Pedagógica. Encenador, ator e dramaturgo. Pesquisa as relações lugar-aprendizagem-afetos nos espaços artísticos e/ou de educação formal.
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Isadora N. Mangualde/NEMauc
Inscrição: https://forms.office.com/r/Egy83b66Qf
Arte é vida
Data: 20/05/2023 (Mauc fechado)
Horário: 9h (horário da postagem)
Modalidade: vídeo para redes sociais e canal do Youtube do Mauc
Descrição da atividade: O que arte, saúde, bem-estar global, ação climática e vida na Terra tem a ver? Museus têm um papel a desempenhar na formação e criação de futuros sustentáveis? Vamos escutar o que dizem as obras do Acervo Mauc sobre isso!?
Organizadores:
- Otacílio Darlan da Silva de Sousa (bolsista Laboratório Audiovisual do Mauc – LAMauc) – graduando em Cinema e Audiovisual pelo pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará.
- Regis Torquato de Araújo Tavares (colaborador LAMauc) – graduado em Comunicação Social (Jornalismo) e Mestre em Artes pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará.
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Kathleen Raelle de Paiva Silveira/Núcleo de Comunicação