Exposição 2023.5 – Iracema em Cartaz – 10/03/2023
O propósito da exposição é mostrar como poderosa é a identidade de Fortaleza através da logomarca dessa cidade, representada pela figura de Iracema que conta a lenda de seu povo. O evento consta de uma série de cartazes, que pretende apresentar como o poder do amor infinito por Iracema transporta a cultura que a gente constrói.
Como se manifesta esse amor poderoso?
1. Pelo encontro da Natureza e da Cultura, savagismo, contração de “sábio” e “selvagem”.
2. A obra Iracema Guardiã, símbolo fortalezense, tem as três características fundamentais de uma grande obra de arte. Primeiro, a harmonia de forças contrárias, tanto no fundo quanto na forma. Ela reúne o vertical da civilização e o horizontal da praia em uma curva divina, parecida com uma lua-duna, onde guerra e paz, morte e vida vêm se abraçar. Segundo, ela é esotérica, misteriosa. Terceiro, ela é universal, pois todo mundo gosta de compartilhá-la, vendo o homem mais que o indivíduo, assim como o criador mais que a criatura.
3. Esse amor é poderoso, porque ele demonstra que o escritor, como o pintor ou o escultor, cada um nasce depois da obra feita, antes da obra não há artista. Assim, Iracema como obra de arte é a raiz que permite uma forma de existencialismo através do amor, primeiro eu amo, depois eu sou.
Por consequência, Iracema nos encoraja a amar nossa cidade como raiz. Isso significa lembrar sempre nossa história para que ela continue. E o mais importante para lembrar é o desejo. Logo que vem o desejo a memória se reativa…É por isso que “desejar” Iracema é se lembrar e salvar a cidade do progresso cego que vê só o futuro. De uma certa forma, Iracema nos lembra que a altura do cume de uma pirâmide depende da largura da base dela. E essa base, representando o essencial, com certeza, é uma manifestação de amor.