Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Exposições 2023.9 – Guardiãs das Memórias – 05/06/2023

Guardiãs das Memórias é uma experiência montada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos, com curadoria de Cristina Maria e Alana Brandão, que convida a todos para conhecer histórias de mulheres a partir de suas memórias e álbuns fotográficos, refletindo suas próprias existências. Desde fotografias, bordados, ilustrações, coisas, passando por matérias de jornais e trabalhando com tecidos e linhas, essa experiência traz várias mulheres como guardiãs de memórias que são importantes para suas vidas e para a história da cidade onde nasceram e/ou viveram.

A Guardiãs das Memórias, para além de uma exposição, tem sido chamada de experiência porque trará também algumas oficinas, minicursos e palestras que acontecerão ao longo do período de exposição no MAUC. À medida que abrirem as inscrições para as atividades, iremos divulgando.

O Rastros Urbanos é um grupo que existe desde 2011 e há 7 anos se dedica à extensão e pesquisa, concentrando-se em estudar a cidade de Fortaleza a partir das imagens que seus habitantes guardam em suas casas, trazendo o afeto existente nas ruas e elucidando histórias magníficas de mulheres do cotidiano.

Cristina Maria da Silva é formada, Mestre e Doutora em Ciências Sociais, tem pós-doc em Antropologia e Literatura Africana e é professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos e, desde 2016, do Projeto de Extensão “Fotobiografias: uma Fortaleza que se encontra em acervos fotográficos pessoais”.

Alana Brandão Moura é Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, membro e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos, bordadeira desde 2020 na modalidade do bordado livre e aprendiz de bordado em fotografia, além de apaixonada por fotografia desde sempre.

A expografia foi feita por Tinally Carneiro Batista que é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Patrimônio e Cidade pela Faculdade Meio Norte/PI, Docente em arquitetura e Urbanismo na Unip/Faece e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo