Seminário em Comemoração ao Dia do Arquivista
Data da publicação: 16 de outubro de 2023 Categoria: Eventos, NotíciasDia 20 de outubro é comemorado o Dia da(o) Arquivista. Essa profissão é regulamentada pela Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978. Por sua vez o Decreto nº 10146, de 2 de dezembro de 2019 institui a comissões Permanentes de Avaliação de Documentos em cada órgão e entidade da administração pública federal. Também se comemora nessa data a criação da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), em 1971, no Rio de Janeiro. Esse Dia foi proposto, em 1823, o então deputado Pedro de Araújo Lima, futuro Marquês de Olinda, apresentou proposta para a criação do primeiro Arquivo Público do Império, origem do atual Arquivo Nacional. A UNESCO, evidencia que os
“profissionais Arquivistas sempre tiveram a responsabilidade de capturar, preservar e disponibilizar o património intelectual da humanidade e os registros essenciais para apoiar os direitos humanos”, tanto de forma analógica quanto digital. Neste século XXI, particularmente, as Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDICS) possibilitam a criação das redes e tornou possível produzir e abrir o vasto patrimônio a todo o mundo, eliminando as barreiras de tempo e espaço. Essas redes também permitem o acesso a uma infinidade de documentos que em muitas casos, nunca foram publicados e com as ferramentas das TDICS, podem ser compartilhados pessoalmente e, muitas vezes gratuitamente. Ademais, elas também possibilitam a preservação digital, garantindo a perpetuidade dessa documentação, nascida nesse formato ou digitalizada. É com essa compreensaão que a PROPLAD, por meio da CPAD, conjuntamente com o Memorial da UFC e o Grupo de Pesquisa sobre Representação da Informação (GPRI) UFC-CNPq, com a colaboração da Pro-Reitoria de Cultura da UFC, Departamento de Ciências da Informação e MAUC, estarão promovendo, no dia 20 de Outubro, no horário de 8h30min às 12h., o Seminário alusivo ao Dia da(o) Arquivista. Os temas que serão tratados no evento evidenciam a necessidade do domínio em temáticas que estão em destaque na sociedade contemporânea no que diz respeito às competências arquivísticas no ambiente digital, Políticas de Arquivos e Preservação digital.
As inscrições serão feitas no link: https://bitlybr.com/NrtJS
Durante o evento estaremos fazendo uma ação para arrecadarmos alimentos e materiais de higiene pessoal para uma ex-estudante do Curso de Biblioteconomia que sofreu um acidente.
Mais informações estão disponíveis no perfil da CPAD no Instagram @cpad_ufc; www.cpad.ufc.br e no facebook https://www.facebook.com/search/top/?q=CPAD%20UFC
Contamos com você para abrilhantar nosso evento. Participe!
LOCAL: Auditório da Reitoria da UFC
DATA: Dia 20/10/2023 (sexta-feira)
PROGRAMAÇÃO:
8h:30min. Abertura:
Coordenadora: Marcela Gonçalves Teixeira (Diretoria do Memorial da UFC)
Composição: Professor Custódio Luís Silva de Almeida (Reitor); Professor João Guilherme Nogueira Matias (Pró-Reitor de Planejamento e
Administração – PROPLAD); Professora: Glícia Maria Pontes Bezerra (Pró-Reitora Adjunta de Cultura – PROCULT); Marcos Antonio Barbosa de Lima. Coordenador de Administração e Patrimônio; Professora Virgínia Bentes Pinto (Presidente da CPAD e Professora Titular do Departamento de Ciências da Informação – DCINF);
Palestras:
Mediação: Maria de Fátima
ma Andrade. Historiadora. Pró-Reitoria de Graduação
9h30min. Palestra: Desafios e competências arquivísticas no contexto das transformações digitais.
Palestrante: Pedro Felype Cunha da Silva- Arquivista do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação e Doutorando em Ciência da Informação.
10h15min- Palestra: A Política arquivística na UFC: desafios e perspectivas.
Palestrante: Dayana Ribeiro Rodrigues. Arquivista. Diretora da Divisão de Protocolo Central. Mestre em Políticas Públicas e gestão da Educação Superior.
11h- Palestra: Experiência preliminar de preservação digital no Archivemática: uma amostra dos documentos da Ditadura Militar.
Palestrante: Walciney dos Anjos Almeida. Técnico de TI do Centro de Humanidades. Tecnólogo em Redes. Especialista em Governança de TI.