Inscrições abertas | Visita Desenhada: Descartes Gadelha, arte e ativismo | 22 de outubro, 14h
Data da publicação: 16 de outubro de 2024 Categoria: Desenhando no Museu, NotíciasO Núcleo Educativo do Mauc (NEMauc) e o programa de extensão Desenhando no Museu abrem inscrições (15 vagas) para a Visita Desenhada: Descartes Gadelha, arte e ativismo, que acontece dia 22 de outubro, das 14h às 16h, no Museu de Arte da UFC (Mauc). A atividade é voltada para pessoas interessadas em desenho, numa proposta de imersão ao universo artístico e social do cearense Descartes Gadelha. Partindo de um roteiro que aborda desde o contexto histórico e biográfico do artista até a análise de suas obras mais emblemáticas, os participantes são convidados a explorar a relação entre arte e ativismo. A visita ao Museu de Arte da UFC (Mauc) permite um contato direto com as obras de Gadelha, que denunciam as injustiças sociais, celebram a cultura popular e retratam a luta do povo nordestino. A atividade culmina com uma sessão de desenho na qual os participantes são estimulados a criar suas próprias obras inspiradas no que viram e aprenderam, promovendo assim uma interação ativa com a arte e a história.
Atividade: Visita Desenhada: Descartes Gadelha: arte e ativismo
Data: 22/10/2024 (adicione este evento na sua Agenda Google)
Horário: das 14h às 16h.
Carga horária: 2h
Número de vagas: 15 vagas
Modalidade/Local: Presencial/Mauc
Público-alvo: Pessoas acima de 16 anos com interesse em desenho
Descrição da atividade: A atividade Visita Desenhada: Descartes Gadelha: arte e ativismo propõe uma imersão profunda no universo artístico e social do cearense Descartes Gadelha. Através de um roteiro que aborda desde o contexto histórico e biográfico do artista até a análise de suas obras mais emblemáticas, os participantes são convidados a explorar a relação entre arte e ativismo. A visita ao Museu de Arte da UFC (MAUC) permite um contato direto com as obras de Gadelha, que denunciam as injustiças sociais, celebram a cultura popular e retratam a luta do povo nordestino. A atividade culmina com uma sessão de desenho, na qual os participantes são estimulados a criar suas próprias obras inspiradas no que viram e aprenderam, promovendo assim uma interação ativa com a arte e a história.
Ministrante: Joyce Kelly de Almeida Mendes
Sobre a ministrante: Graduanda em Design-Moda pela UFC e técnica em Edificações; atualmente bolsista no projeto de extensão “Desenhando no Museu”; multiartista nas áreas de desenho, ilustração digital, bordado e quadrinhos.
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Papel sulfite ou gramatura >90g/m2 (ou sketchbook), prancheta ou caderno para apoio, Lápis (grafite), borracha, régua, material para colorir de sua preferência (lápis de cor, marcador, aquarela etc.).
Link para formulário de inscrição: https://forms.