2024.1 – Catálogo da exposição “Sertão Galvão”
Acesso ao catálogo via repositório institucional da UFC: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78634
Um sertão multicolorido, vibrante, farto e convidativo é apresentado pelo artista plástico Roberto Galvão na mostra Sertão Galvão, marcando seus 60 anos de carreira e também os 50 anos após a primeira exposição individual do artista cearense, realizada no mesmo espaço, em 1974.
Bacharel em História e Mestre em História Social pela UFC, Roberto Galvão tem uma trajetória rica e multifacetada, e sempre manteve um compromisso profundo com a arte e a cultura do Ceará. Dedicou bastante tempo e esforço na atividade de historiador da Arte, pesquisando, tomando notas e escrevendo algumas impressões sobre o movimento das artes no estado. Foi também gestor na área da cultura, ocupando alguns cargos na gerência pública e da classe artística.
Em Sertão Galvão, o artista expõe trabalhos em aquarela sobre papel e pintura acrílica sobre tela, entre outras técnicas. É uma parte de sua mais recente produção, em tamanhos que variam de 15cm por 20cm, a 5,10m por 1,60m. “Longe das imagens de ausência e de falta, contrapõe o senso comum e agiganta nossos sentimentos pela elaboração de um corpus de imagens tentacular, que anseia romper a tela e percolar por aí, gerando vida e novos encontros. Dama da noite, flor do mato, chanana, antúrios, flor de cuxá, mandacaru, orquídeas: o seu jardim é generoso, expansivo, assim como é a sua trajetória, em que cabem diversificadas formas de pensar, viver e fazer”, diz Saulo Moreno, curador da mostra, que tem expografia de Túlio Paracampos e apresentação de Regina Raick.
Visitação: 24 de agosto a 18 de outubro de 2024 (prorrogada até 29 de novembro de 2024)