Música no Mauc retoma em 11 de abril com recital da disciplina Canto na Música Popular IV
Data da publicação: 7 de abril de 2025 Categoria: Música no Mauc, NotíciasOnde está a canção?
“Onde está a canção” é o recital da disciplina Canto na Música Popular IV, com algumas participações de alunos do “Canto na Música Popular II”, componentes curriculares da Licenciatura em Música da UFC, sob orientação da professora Maria Juliana Linhares. Nesta etapa da formação em Canto Popular, os alunos fazem repertório referente aos nomes da composição popular brasileira, os quais estão atuando do início dos anos 2000 até os dias atuais. Através deste recital, os discentes tencionam, por meio da interpretação das obras artísticas do século XXI, um discurso de senso comum, frequente no inconsciente coletivo brasileiro, onde se afirma não haver mais música popular de qualidade e relevância em nosso meio.
Neste componente curricular, tratamos do quão cruel tem sido a mídia e os rearranjos capitalistas do mercado fonográfico, de maneira que a circulação e sustentabilidade de novos nomes entre cantautoras e cantautores se tornou bem mais difícil do que em outras épocas. Os empecilhos no acesso dessa geração de jovens artistas aos canais de comunicação que conseguem chegar às massas afetam muito a produção e a recepção de música popular brasileira. Desta feita, torna-se urgente incentivar-lhes, diminuindo as ditas “bolhas” e reservas de mercado (que acontecem, inclusive, no meio progressista de criação e difusão de música), avançando ainda sobre o terreno da música catapultada pelo patrocínio de grandes grupos empresariais.
“Onde está a canção? ” procura dar voz às novas possibilidades surgidas nesses 25 anos de século XXI, mostrando que nossa criatividade não está morta, e sim reformulada. Adaptação esta, fruto da necessidade de sobreviver numa ambiência social relativamente indiferente ao pensamento criativo e excludente com relação aos processos vividos na arte, além de negligente também com os artistas e suas necessidades enquanto cidadãos.
Qual a relevância e impacto desta proposta para o público dos lugares onde este recital for realizado?
A importância deste projeto para qualquer local onde venha a se apresentar dá-se devido a um incremento trazido pelo mesmo, na diversificação de atividades culturais do ambiente em questão, bem como na promoção do acesso a variadas manifestações culturais. Neste recital em específico, tentamos recuperar a identificação e o diálogo das juventudes com os artistas de sua própria geração, promovendo sentimento de coesão e protagonismo na luta por dias melhores.
Música no Mauc
11/04, 12h30 às 13h30
REPERTÓRIO
1.
Turma: Canto IV
Nome do Aluno: Ozano
Músicas: Sinhá – Epitáfio – Sinônimos
2 .
Turma: Canto IV
Nome do Aluno: Taegon
Músicas: Vilarejo – Psiu – Autoral
3.
Turma: Canto IV
Nome do Aluno: Kauan
Músicas: Eu não sou boa influência pra você
4.
Turma: Canto IV
Nome do Aluno: André
Músicas: Selva de Pedra, Coração sem sangue, No alto da Serra
5.
Turma: Canto IV
Nome do Aluno: Bruno
Músicas: Aonde Está Você, É Você, Ultra-leve Amor
6.
Turma: Canto IV
Nome do aluno: Leonardo Santos
Músicas: Infinito Particular, Até que Enfim
7.
Turma: Canto IV
Nome do Aluno: Val Araújo
Músicas: Iemanjá, Mergulho Interior, Tristeza Não
8.
Turma : Canto IV
Nome do aluno: Eduardo Alcântara
Músicas : Segue O Som, Equalize, Meu Ébano
9.
Turma : Canto IV
Nome do aluno: Açucena
Músicas : Vilarejo, Ela une todas as coisas, Versos simples
10.
Turma: Canto IV
Nome do aluno: Júlia
Músicas: Ainda bem, Vida Vazia, Bijuteria
11 – Nome do Aluno: Tatiana de Sousa Rosa
Música: Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda
Turma: Canto 2
12 – Nome :Bruno Anderson
Música: Medo da Chuva
13 – Turma: Canto 2
Aluno: David Lucas
Músicas: Mas que nada e Azul da Cor do Mar
Entrada e estacionamento gratuitos
Aberto a todos os públicos