Exposição 2008.03 – III Amostra Cultural em Solidariedade ao Portador da Doença de Alzheimer – 26/09/2008

Na ocasião, serão expostas as obras dos pacientes com Alzheimer realizadas durante os grupos de Terapia Ocupacional, que objetivam desenvolver atividades artísticas, possibilitando a oportunidade de transformar materiais, em sua maioria recicláveis, em objetos de decoração que não só estimulam o poder de criação, a atenção, a percepção, a memória, como também desenvolvem a cognição e possibilitam a expressão de maneira não verbal, além de estimular a socialização.

O papel do Terapeuta Ocupacional não é só conduzir o olhar do sujeito que está vivendo a experiência, para o passado das lembranças que suscitam os espaços culturais, mas também para o novo, o inusitado; o prazer do “fazer”, a motivação e o manuseio de materiais, que permitem ao paciente a sensação de valorização por estar inserido no mundo de maneira ativa.

O evento é uma realização do Centro de Atenção ao Idoso do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC, em parceria com o Instituto de Geriatria e Gerontologia do Ceará – IGC.

Rafaela Almeida
Terapeuta Ocupacional