Convocatória para Bolsa de Iniciação Acadêmica da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará (BIA/PRAE/UFC).

29 de abril de 2020

O Museu de Arte da UFC divulga a convocatória para estudantes interessados em ocupar uma das vagas nos projetos de Iniciação Acadêmica em 2020.

Tendo em vista que a escolha do lugar de atuação e o projeto em que desejam atuar são feitos diretamente pelo bolsista, divulgamos abaixo, todos os projetos que foram aprovados através da Bolsa de Iniciação Acadêmica da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará (BIA/PRAE/UFC).

Após a escolha do projeto é necessário verificar o passo-a-passo de como se inscrever e preencher o formulário que está disponível no site da PRAE.

ATENÇÃO:

1 – as inscrições devem ser feitas até o dia 03 de maio de 2020, apenas no site da PRAE! Não serão considerados emails ou mensagens para os canais de contato do Mauc com fins de inscrição. Abaixo, nos projetos, consta o endereço de e-mail das orientadoras, que poderão ser contatadas para dirimir dúvidas e, caso o estudante confirme seu interesse, poderá enviar mensagem para que também o(a) orientador(a) possa encaminhar o nome à PRAE, em formulário próprio que foi disponibilizado para esse fim;

2 – em virtude das vagas solicitadas pelo projeto, poderão ocorrer alocações distintas das originalmente sugeridas. Contudo, quando for possível, os bolsistas serão alocados nos projetos de sua preferência.

3- novos prazos serão divulgados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis em seu site.

 

PROJETOS MAUC INSCRITOS DA BIA/PRAE 2020

TÍTULO DO PROJETO: Preservação e conservação em acervos bibliográficos, arquivísticos e históricos

Inaugurado em 25 de junho de 1961, idealizado pelo então Reitor Antônio Martins Filho. O Mauc é um equipamento de preservação, difusão e produção cultural voltado para o público acadêmico bem como para a sociedade em geral. O Museu de Arte da UFC possui: um acervo arquivístico e uma biblioteca.
O Arquivo Institucional do Mauc e a Biblioteca Floriano Teixeira possuem um acervo especializado em artes plásticas e visuais e  conta com dois fundos documentais distintos, o acervo institucional do Museu de Arte da UFC e o acervo do artista Jean Pierre Chabloz.

Atividades a serem desempenhadas: realizar atividades relacionadas a conservação preventiva do acervo documental e bibliográfico, como pequenos reparos, higienização, confecção de invólucros, caixas, jaquetas, cintas, envelopes, cantoneiras, para jornais, revistas, livros, folhetos, catálogos, fotografias, entre outros documentos.

Necessário disponibilidade, vontade e disposição, e que se identifique com as atividades propostas, sendo estas essencialmente práticas e em ambiente fechado, com as ferramentas e EPI’s necessários.
Preferência pelos cursos: biblioteconomia, história, design, entre outros.

Oportunidades: conhecer, aprender, aprimorar e desenvolver habilidades relacionadas a conservação e preservação de documentos, atuar em um ambiente dinâmico, relacionado ao universo das artes.

Atuação: Arquivo Institucional e Biblioteca Floriano Teixeira

Dias: das segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13 às 17h

Coordenadora: Auricélia França
Técnica Arquivística
Arquivo Institucional – Mauc

Atenção! interessadas(os) em atuar no projeto enviar e-mail para auricelia.reis@ufc.br

 

 

 

TÍTULO DO PROJETO: Biblioteca e mídias digitais: interação e disseminação da informação na rede

A Biblioteca, é um espaço dedicado à pesquisa e preservação do acervo bibliográfico do Museu de Arte, sendo seu acervo constituído de livros, catálogos, folhetos, periódicos, material audiovisual, entre outros tipos de documentos, relacionados ao universo da arte. Dentre as coleções, destaca-se a coleção Jean-Pierre Chabloz, formada por livros e revistas da biblioteca particular do artista,e a coleção de obras raras, que conta com publicações adquiridas na Europa, na época de criação do Museu de Arte, sendo as primeiras obras a constituírem o acervo da biblioteca.
Considerando a importância das redes sociais como importante ferramenta de marketing e comunicação, o projeto contribuirá para a promoção da biblioteca em meio virtual, através de ações que  promovam a conexão e interação com o seu público.

Atividades a serem desenvolvidas: pesquisa, fotografia, edição de vídeo, imagens, produção de conteúdo voltado ao universo artístico e cultural, para colaboração na manutenção das redes sociais da biblioteca.

Necessário disponibilidade, vontade e disposição, e que se identifique com as atividades propostas.Preferência pelos cursos: design, comunicação e biblioteconomia.

Oportunidades: conhecer, aprender, aprimorar e desenvolver habilidades, atuar em um ambiente dinâmico, relacionado à pesquisa, informação, comunicação.

Atuação: Biblioteca Floriano Teixeira – Mauc

Dias: das segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13 às 17h

Coordenadora: Juliana Almeida
Bibliotecária
Biblioteca Floriano Teixeira – Museu de Arte Universidade Federal do Ceará (Mauc/UFC)

Atenção! interessadas(os) em atuar no projeto enviar e-mail para julianabiblio@ufc.br

 

 

 

TÍTULO DO PROJETO: Acolhimento com arte: recém-ingressos colaborando na Comunicação do Museu de Arte da UFC

O Museu de Arte da UFC vem realizando um trabalho de expansão de suas atividades junto ao público acadêmico e à sociedade cearense. Tem sido assim com o fluxo de exposições temporárias, eventos artísticos, museu aberto aos sábados, além da valorização do acervo de arte cearense disposto nas salas de exposição de longa-duração. Essa ascensão se deve ao trabalho conjunto de toda equipe de servidores e de bolsistas que muito têm colaborado nos diversos setores do Museu. Prova disso foi a realização da 1ª Jornada de Práticas Educativas e Científicas do Mauc em que bolsistas BIA, PROPLAD e PREX apresentaram as atividades desenvolvidas ao longo de 2019 nos Núcleos Educativo, de Comunicação, Arquivo Institucional e Biblioteca Floriano Teixeira, todos do Mauc. Em 2020, o Núcleo de Comunicação solicita pela primeira vez bolsistas BIA para que possam construir conosco esse plano de reconhecimento de nosso patrimônio ampliando e aprimorando os meios de Comunicação do Museu com a sociedade. Este projeto visa possibilitar aos estudantes recém-ingressos na UFC que possuam afinidade/interesse pelo campo da arte e da cultura um ambiente propício para o desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas. Acreditamos que, dessa maneira, contribuímos para o conhecimento prático de seus campos de estudo.

Atividades desenvolvidas:
– Divulgação das ações do Museu (exposições, apresentações artísticas, oficinas) através da criação de peças gráficas, vídeos, textos, emails-marketing a serem disponibilizados nos Canais Oficiais do Museu (Site, Instagram, Facebook e Canal no Youtube);
– Registros fotográficos e audiovisuais de visitantes e das ações do Museu;
– Acompanhamento de atividades artísticas/culturais de parcerias do Mauc;
– Realizar o protocolo de aberturas de exposições e algumas apresentações artísticas que ocorrem no Mauc;
– Planejamento e implementação de novas ações de comunicação do Mauc.

Atuação: Núcleo de Comunicação do Mauc

Dias: das segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13 às 17h

Coordenadora: Kathleen Silveira
Assistente em Administração
Núcleo de Comunicação – Museu de Arte Universidade Federal do Ceará (Mauc/UFC)

Atenção! interessadas(os) em atuar no projeto enviar e-mail para kathleen@ufc.br

 

 

TÍTULO DO PROJETO: Núcleo Educativo do MAUC: práticas artístico-educativas, pesquisa e mediação

Implantado em 2019, o Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (NEMauc) vem atuando na recepção, acolhimento e mediação nas exposições (longa duração e temporárias) com diferentes públicos, além de proporcionar espaços de formação e fazer artísticos, a exemplo das oficinas promovidas na 1ª e na 2ª edições do Férias no MAUC, eventos realizados, respectivamente, em julho de 2019 e em janeiro de 2020, bem como seminários, cursos, oficinas e workshops sobre temas como Arte, Museologia e Patrimônio.

O projeto “Núcleo Educativo do MAUC: práticas artístico-educativas, pesquisa e mediação” redesigna o projeto “Ação Educativa Integrada no Museu de Arte da UFC”, desenvolvido por nós em 2019 com o apoio e fomento da PRAE através de Bolsas de Iniciação Acadêmica (BIA). A proposta ora apresentada está em sintonia com o objetivo central do Núcleo Educativo, qual seja, o de ser um Serviço Educativo de excelência, inovador e alinhado às demandas contemporâneas de diálogo e participação social, atento à acessibilidade universal como um direito humano fundamental e ao acesso à arte e ao patrimônio como meios indispensáveis à construção de sociedades democráticas, fomentando o engajamento de públicos, sejam eles presenciais ou virtuais. 

Assim, almejamos para 2020 acolher um número ainda maior de estudantes BIA que possam iniciar suas trajetórias acadêmicas a partir da vivência e das práticas em e com o museu, aprimorando competências em pesquisa, mediação cultural e educação museal. Portanto, espera-se contribuir com a iniciação dos estudantes no mundo acadêmico a partir de um setor que une visceralmente a UFC à sociedade, por meio de ações constantes de educação, sensibilização para as artes e o patrimônio e reflexão crítica permanente sobre o fazer artístico e científico contemporâneo.

Atividades desenvolvidas:

1) Pesquisa, estudo e formação de repertório e conhecimentos em História da Arte, Museologia e Patrimônio;

2) Recepção, acolhimento e visitas mediadas com diferentes públicos do museu;

3) Participação no Grupo de Estudos em Educação Museal (GEEM);

4) Realização e participação em oficinas e outras atividades artístico-culturais e educativas;

5) Participação na II Jornada de Práticas Educativas e Científicas do MAUC e nos Encontros Universitários 2020 – Elaboração de resumo, comunicação e resumo expandido.

Perfil do bolsista

Estudantes com interesse em artes, cultura e museus; habilidade para falar em público e bom relacionamento interpessoal; disponibilidade para pesquisa, estudo e aprendizado constante sobre o universo de atuação do museu, bem como interesse em enriquecer seu percurso formativo a partir do diálogo e troca de conhecimentos por meio de grupos de estudo, aprendizagem cooperativa e na relação com os visitantes. Preferencialmente estudantes oriundos dos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo; Biblioteconomia; Ciências Sociais; Cinema e Audiovisual; Comunicação Social; Dança; Design; Filosofia; Geografia; História; Letras; Música; Pedagogia; Psicologia; Sistemas e Mídias Digitais e Teatro.

Atuação: Núcleo Educativo do Mauc (NEMauc)

Dias: das segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13 às 17h

Orientador: Saulo Moreno Rocha
Museólogo e educador
Coordenador do Núcleo Educativo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc/UFC)

Atenção! interessadas(os) em atuar no projeto enviar e-mail para smr.museologo@ufc.br

Marcadores: