Exposição 2006.07 – “Em torno dos Transtornos” – 05/07/2006
“A loucura nos conduz ao leque de diversidades do ser humano.Lutar por essas diferenças é romper com a massificação imposta pela sociedade contemporânea. Admirar obras provenientes de hospitais psiquiátricos, estimular seus autores e tratá-los dignamente é crer numa convivência harmônica das diferenças, é desobstruir o canal dialogal razão/não-razão há tanto interrompido.A isso dá-se o nome de inclusão social.”
É através da exposição de obras produzidas livremente pelos pacientes, nas seções de Terapia Ocupacional, que a amostra propõe uma valorização do que há de sadio nesses centros e nos próprios autores das produções. Objetiva fundamentalmente a quebra de preconceitos: estigmas de incapacidade, invalidez e embotamento afetivo, tão relacionados aos portadores de transtorno mental.
“EM TORNO DOS TRANSTORNOS” foi produzido por um grupo de alunos do 1º semestre do curso de Comunicação Social da UFC (Mayara Araújo, Débora Medeiros, Roberta Félix, Martha Macedo, Diego Moreno e Jaderson Soares) para um seminário da disciplina Sociologia e Comunicação, ministrada pela professora Camila Miranda. A sala onde estão expostas obras de pacientes de duas clínicas psiquiátricas de Fortaleza (Hospital Mira y Lopez e Clínica São Gerardo) ficará disponível para visitação até o dia 20 do corrente mês.