2019.10 – Labomar: Dedicação e compromisso na defesa do meio ambiente

Desde sua criação, o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) vem desenvolvendo ações para proteger o meio ambiente dos problemas decorrentes da ação do homem sobre os diversos ecossistemas presentes na natureza.

Tudo começou em 1960, ano em que a então Universidade do Ceará caminhava em busca da definição de seus objetivos.
O crescimento da produção do pescado no Ceará e o estabelecimento de empresas voltadas para a exploração dos recursos do mar eram evidentes naquele ano.
Para o biologista Rui Simões de Menezes e o professor Melquíades Pinto Paiva aquele momento era ideal para a criação de um órgão que acompanhasse de perto o desenvolvimento da pesca marítima no Ceará.
A brilhante ideia dos acadêmicos ganhou vida no dia 2 de dezembro de 1960 com a criação, na categoria de Instituto Aplicado, da Estação de Biologia Marinha da UFC, primeiro nome dado ao Labomar.
Em 1969, ano em que a Universidade do Ceará mudou sua denominação para Universidade Federal do Ceará, o Labomar também deu mais um passo rumo ao seu progresso: passou a se chamar Laboratório de Ciências do Mar.
No dia 18 de dezembro de 1998, mais uma conquista marca a trajetória do Labomar: a Instituição passa a se chamar Instituto de Ciências do Mar, adquirindo competência para ministrar cursos em nível superior.
Hoje, com quase 59 anos de atividades, o Labomar possui cursos de Graduação e Pós-Graduação e desenvolve projetos de preservação e maior produção da vida marinha cearense.
Um desses projetos é o Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), que iniciou suas atividades no Labomar.
Em 2008 o Programa foi transferido para o Centro de Estudos Ambientais e Costeiros (CEAC).
Localizado no município do Eusébio, às margens do estuário do rio Pacoti, o CEAC destina-se ao desenvolvimento de projetos de educação ambiental e à realização de estudos de campo que buscam o manejo e a preservação dos recursos costeiros.
Graças à presença predominante de ecossistemas como os manguezais, diversas pesquisas e projetos de educação ambiental foram realizados naquela área.
Com o objetivo de realizar uma campanha educativa sobre a grande importância que esses ecossistemas têm para a sobrevivência da vida marinha no nosso Estado, o Labomar tomou a nobre iniciativa de criar o PEAM.
O trabalho de conscientização é realizado nas escolas e na própria sede do CEAC.
Nas escolas são promovidas as seguintes atividades:
* Palestras;
* Exibição de documentários científicos e/ou desenhos animados sobre o tema;
* Apresentação de exemplares da fauna e flora marinha, costeira e estuarina constante de um pequeno acervo instalado na própria escola até o término das atividades;
* Dinâmicas abordando os temas discutidos durante a visita.
No CEAC, além das atividades citadas acima), ocorrem outras atividades, tais como:
* Trilha ecológica nas proximidades do rio Pacoti;
* Observação de um aquário de cavalo-marinho;
* Observação de acervo biológico com diversos organismos da fauna e flora nativa;
* Visitação ao meliponário, à horta orgânica e aos viveiros de mudas nativas;
* Prática de sleque line ;
* Dinâmicas como corrida de caiaque, stand up e trekking, realizadas em eventos promovidos em parceria com a Fundação Alphaville.
Não perca a oportunidade de conhecer de perto este riquíssimo trabalho!
Maiores informações: (85) 3366-7000 ou na fanpage do projeto.

Grupo da PEAM em atividade na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha. Foto: Divulgação

Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Kathleen Silveira (seleção de imagens), ambas Assistentes Administrativas do Mauc.

23/10/2019