2019.02 – Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras

Nesta primeira edição do Fica a Dica, dentro das nossas discussões institucionais de pensar a inclusão e a acessibilidade do e no Museu de Arte e na Universidade Federal do Ceará, apresentamos o livro “Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras” em que diversos autores abordam sobre este recurso inovador que promove e permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em eventos culturais.

Resenha: Participar de atividades culturais como ir ao teatro ou ao cinema deixou de representar um grande desafio para as pessoas com deficiência visual graças a um recurso conhecido como audiodescrição. Trata-se de uma técnica que descreve cenas de filmes, peças teatrais ou qualquer produto ou serviço cuja divulgação ou informação esteja inserida em imagens dinâmicas ou estáticas.

Organizado por Lívia Maria Villela de Mello Motta e Paulo Romeu Filho e publicado pela  Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, em 2010 a obra “Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras”,   reflete sobre a história e a importância deste recurso para a inclusão dos cegos em eventos culturais. Trata-se de um compilado de artigos e depoimentos de professores, profissionais da área e pessoas com deficiência que certamente contribuirão para uma maior difusão sobre este tema.

Acesse seu conteúdo na íntegra clicando em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/planejamento/prodam/arquivos/Livro_Audiodescricao.pdf

 

Por  Carlizeth Campos, Assistente Administrativa do Mauc.

13/02/2019