2019.08 – Espedito Seleiro: talento e criatividade em tudo o que faz!!!

Há pessoas que não precisam de muita coisa para desenvolver com muita arte e criatividade um produto, uma ideia,algo que seja realmente digno de louvor. Espedito Seleiro é assim.

Filho do seleiro Raimundo Pinto de Carvalho de Nova Russas e de Maria Pastora Veloso, Espedito Veloso de Carvalho, mais conhecido como Espedito Seleiro, nasceu no dia 29 de outubro de 1939 em Arneiroz, Sertão do Inhamus cearense.

Mudou-se com a família em 1950 para Nova Olinda fugindo da seca. Eram ao todo 10 irmãos.

Quando menino, Espedito acompanhava o pai em suas atividades. Ficava observando tudo o que ele fazia, tanto no Sítio Umburana, onde seu pai trabalhava com gado e lavoura, como na oficina de couro. Aos oito anos de idade, fez seu primeiro trabalho: uma malinha de couro cru para sua mãe guardar as joias.

Com a morte de seu pai, Espedito passou a sustentar toda a família confeccionando selas para vaqueiros, tropeiros e cangaceiros.

Com a crise na pecuária, causada pela estiagem que assolou todo o Nordeste entre os anos de 1979 e 1984, as vendas diminuíram significativamente.

Sem compradores para suas selas, Espedito resolveu investir na confecção de sandálias e bolsas de diversos tipos e tamanhos.

Nessa mesma época, Alembergue Quindim, diretor da Fundação Casa Grande de Nova Olinda, visitou um museu local e teve a oportunidade de conhecer a sandália de Lampião, um dos cangaceiros mais famosos do Nordeste durante a primeira metade do século XX.

Ao entrar na oficina de Espedito Seleiro, Alembergue encomendou-lhe a sandália, que ficou pronta pouco tempo depois. Seu design diferenciado e a combinação de suas cores chamaram a atenção de muita gente!

Com o sucesso da sandália, Espedito decidiu produzir um novo modelo que atendesse ao público feminino. Foi assim que surgiu a sandália da Maria Bonita, mulher de Lampião.

Daí em diante, outras peças foram surgindo: calçados, bolsas, chapéus, carteiras, bancos, poltronas, selas, gibões, entre outras, sempre com a arte, criatividade,cores e formas que são próprias do grande talento de Espedito Seleiro.

Tanta habilidade na arte do couro conferiu-lhe o título de Mestre da Cultura pelo Departamento de Cultura do Ceará em 2011.

Em 2013, Espedito Seleiro foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural, honra concedida pelo Ministério da Cultura.

Ainda em 2013, a Casa Museu abriu suas portas em São Paulo para a exposição “Espedito Seleiro – Da sela para a passarela”.

Em 2017, Espedito foi homenageado com o título de Notório Saber pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Se você deseja conhecer de perto o excelente trabalho deste brilhante artesão cearense, visite a exposição “Expedito Seleiro – 80 anos de couro e alma”, em cartaz no Mauc até o dia 27 de setembro deste ano. Vale a pena conferir!!!

Maiores informações: (85) 3366-7481.

Contamos com sua presença!