Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Filipe Alves

Sobre o artista: Filipe Alves é artista visual e formando em Licenciatura pela URCA. Pesquisador e sonhador, alçou seus voos como membro da ONG Fundação Casa Grande, em Nova Olinda-CE. Acredita no potencial da cultura local e da ancestralidade do povo indígena Kariri. Filipe trabalha com diversas linguagens como: Pintura Desenho, Fotografia, Escultura, HQ, Gravura, Instalação e Performance. Realizou 3 exposições, sendo duas coletivas e uma individual, durante os anos de 2015 e 2019, com exposição internacional em dois dos maiores festivais de HQ de Portugal AMADORA-BD Festival Internacional de BD de Beja. Além disso o artista já trabalhou como diretor da Galeria de Arte Luiz Gastão Bittencourt em Nova Olinda-CE (de 2015 a 2019), Diretor do Memorial do Homem Kariri (durante os anos de 2015 e 2016), diretor da Gibiteca da Fundação Casa Grande de (2012 a 2019) e Casa Grande Editora. Nas artes procura mergulhar na imensidão dos territórios e traduzir uma fruição de cultura para ressignificá-las e se inspirar em suas belezas e valores, criando obras que potencializam um mergulho ao sertão profundo, uma catarse de afeto e valorização do seu espaço territorial. Ele se inspira na alegria e na cor luz dos meninos e meninas da Casa Grande, na costura e nos moldes de Espedito Seleiro, nos aviões de Françulir e em todo o imaginário popular que abriga um mundo de encanto e vida chamado Cariri.

Sobre a produção: “ISO-LAMENTO (Fotografia / Fotoperformance, 90 x 60 cm, 2020). A fotoperformance ISO-LAMENTO é um trabalho desenvolvido durante o período de pandemia do COVID-19, nela o artista se isola com uma fita zebrada, presente em cenários de isolamento em todo o mundo, uma reflexão para ficarmos em casa e um sinal de alerta para o perigo que nos cerca. A palavra ISO-LAMENTO trás um junção entre “ISO” (no sentido de velocidade e sensibilidade da luz) e “LAMENTO”( lamentar-se pelas mortes e pelo isolamento do mundo). ”

Obra:

https://www.flickr.com/photos/182111802@N04/49964404263/in/photostream/

Para quem gostou e quer saber mais sobre o artista e sua produção, não deixe de segui-lo (@filipealves_artistavisual e @filipealvesss_).

Acessar Ir para o topo