23ª Semana Nacional de Museus entre 12 e 18 de maio | Mauc abre inscrições para oficinas, conversas virtuais e atividade lúdica com jogos de tabuleiro
Data da publicação: 7 de maio de 2025 Categoria: Cursos e oficinas, Eventos, Notícias
O Museu de Arte da UFC (Mauc) participa da 23ª Semana Nacional de Museus (SNM) entre os dias 12 e 15 de maio com programação diversa de oficinas, conversas virtuais e atividade lúdica. Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, a SNM é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros com o objetivo de valorizar os museus brasileiros e intensificar a relação destes com a sociedade. A iniciativa acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Confira a programação do Mauc na 23ª Semana Nacional de Museus e se inscreva:
OFICINA DE COLAGEM E DESENHO: COMPOSIÇÃO CRIATIVA
Tipo da atividade – Oficina
Data – 12/05
Horário – 14:00h a 16:00h
Descrição da atividade – A atividade propõe que o público crie imagens mesclando a técnica da colagem com o desenho, podendo utilizar os materiais de sua preferência. A oficina vai abordar como criar uma composição de acordo com as teorias do design e da cor, que serão introduzidas resumidamente, também abordará processos criativos para o desenvolvimento do trabalho.
Classificação indicativa – 14 anos
Formato da atividade – Presencial
Nome e Minibio Ministrante(s) –
Lara Costa – Estudante de Design-Moda na UFC. Possui experiência em colagem e desenho. Pesquisando história, arte e design.
Quantidade de vagas – 15
Material de responsabilidade da/o participante – Levar materiais de sua preferência (imagens, papéis, canetas, lápis de cor).
INSCRIÇÃO: https://forms.office.com/r/D9axENyTe0 (VAGAS PREENCHIDAS / INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
FAN E MAUC APRESENTAM JOIAS DO CEARÁ: MUSEU BRINQUEDIM, UM ELOGIO À ARTE DE BRINCAR
Tipo da atividade – Conversa virtual
Data – 12/05
Horário – 19:00h a 20h30
Descrição da atividade – Prêmio Darcy Ribeiro 2023, do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, o Museu Brinquedim reúne cerca de 500 obras do artista Dim Brinquedim. Com uma pequena reserva de mata nativa, fica no distrito Capim de Roça, em Pindoretama, região metropolitana de Fortaleza. Joias do Ceará é um ciclo de conversas sobre acervos de acesso público, em diferentes condições de conservação e uso. Pesquisa e curadoria da jornalista Izabel Gurgel, que conduz os encontros com quem organiza, mantém, estuda, pesquisa, escreve sobre acervos etc. Aberta em janeiro de 2025, acontece no youtube do Festival Alberto Nepomuceno – Fan.
Classificação indicativa – Livre
Formato da atividade – Virtual
Nome e Minibio Ministrante(s) –
Antônio Jáder Pereira dos Santos, o Dim Brinquedim, é artista plástico reconhecido Tesouro Vivo da Cultura do Ceará em 2024. Criou o Museu Brinquedim, uma referência no Brasil na inserção da criança no universo da arte. Criador de obras lúdicas, estimula a revitalização de brinquedos e brincadeiras tradicionais.
Ângela Madeiro é ambientalista, produtora cultural e mestre em filosofia. Co-fundadora do Museu Brinquedim, atuou como professora primária e universitária, e em gestão ambiental. Preside o Instituto Brinquedim de Inclusão Cultural. Desde 2004, dirige os projetos desenvolvidos pelo Museu Brinquedim.
Izabel Gurgel é jornalista e pesquisadora. Colabora com a programação do Festival Alberto Nepomuceno – Fan, um festival de artes para todas as idades em zonas urbana e rural do Ceará.
Quantidade de vagas – Livre
OBS.: Sem inscrição prévia. Transmissão pelo YouTube Festival Alberto Nepomuceno – FAN.
INTRODUÇÃO À HACHURA. PRIMEIROS TRAÇOS
Tipo da atividade – Oficina
Data – 13/05
Horário – 10h às 12h
Descrição da atividade – A atividade se propõe em realizar uma introdução teórica sobre a técnica de hachura para desenhos, em seguida partindo para exercícios práticos, oferecendo dicas de como e quando utilizar a técnica e como aperfeiçoá-la.
Classificação indicativa – Acima de 14 anos
Formato da atividade – Presencial
Nome e Minibio Ministrante –
Ruan Eugênio: Graduando em História pela UFC e técnico em Edificações, atualmente bolsista do Programa de Extensão Desenhando no Museu. Desenhista e músico.
Quantidade de vagas – 20
Material de responsabilidade da/o participante – Papel, caneta, lápis, borracha e apontador.
INSCRIÇÃO: https://forms.office.com/r/3HYEkgryd8 (VAGAS PREENCHIDAS / INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
LUTHIERIA MODERNA: INSTRUMENTOS DE CORDA DEDILHADA
Tipo da atividade – Oficina
Data – 13/05
Horário – 14h a 16h
Descrição da atividade – A proposta da atividade inicialmente é abordar os saberes imateriais do ofício do luthier que se modificaram ao longo do tempo. Delimitar e ilustrar os diferentes instrumentos de corda dedilhada (pinçadas ou palhetadas) de forma imagética. Além de demonstrar na prática as partes que constituem esses instrumentos e debater as inúmeras possibilidades de customização no mercado atual.
Classificação indicativa – A partir de 14 anos
Formato da atividade – Presencial
Nome e Minibio Ministrante(s)
Cássio Vinicius Carvalho de Sousa: Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (2022), graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de João Pessoa (2012) e Especialização em MBA Gerenciamento de Obras pelo IPOG (2015). Atualmente, exerce o cargo de Arquivista do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Quantidade de vagas – 20 vagas
INSCRIÇÃO: https://forms.office.com/r/NhcY7Mx9RE
FAN E MAUC APRESENTAM JOIAS DO CEARÁ: MESTRE NOZA NO MUSEU DE ARTE DA UFC
Tipo da atividade – Conversa virtual
Data – 13/05
Horário – 19h a 20h30
Descrição da atividade – Iniciação à vida e obra do Mestre Noza a partir da coleção doada pelo Prof. Renato Casimiro ao Mauc – Museu de Arte da UFC, documentada no livro “Mestre Noza – o escultor do Padre Cícero”, organizado por Gilmar de Carvalho e publicado em 2014. Joias do Ceará é um ciclo de conversas sobre acervos de acesso público, em diferentes condições de conservação e uso. Pesquisa e curadoria da jornalista Izabel Gurgel, que conduz os encontros com quem organiza, mantém, estuda, pesquisa, escreve sobre acervos etc. Aberta em janeiro de 2025, acontece no youtube do Festival Alberto Nepomuceno – Fan.
Classificação indicativa – 16
Formato da atividade – Virtual
Nome e Minibio Ministrante(s)
Renato Casimiro se dedica, desde 1963, a estudos e pesquisas sobre Juazeiro do Norte, onde nasceu, e a vida do Padre Cícero. Engenheiro químico, é Especialista em Educação (UFC, 1976) e Doutor em Ciências dos Alimentos (USP, 1984), com larga trajetória de professor (UFC, 1973-2005).
Izabel Gurgel é jornalista e pesquisadora. Colabora com a programação do Festival Alberto Nepomuceno – Fan, um festival de artes para todas as idades em zonas urbana e rural do Ceará.
Quantidade de vagas – Livre
OBS.: Sem inscrição prévia. Transmissão pelo YouTube Festival Alberto Nepomuceno – FAN.
JOGADA MUSEAL: DO TABULEIRO PARA AS OBRAS DE ARTE
Tipo da atividade – Recreação
Data – 14/05
Horário – 13h a 16h
Descrição da atividade – Jogada museal: do tabuleiro para as obras de arte propõe uma experimentação em jogos de tabuleiro com temáticas que se relacionam com exposições em cartaz no Museu de Arte da UFC (Mauc). Num primeiro momento, as pessoas participantes aprendem e experimentam um jogo de tabuleiro; depois, a mediação se volta para as exposições do Mauc no intuito de criar e exercitar correlações entre jogo, obras, artistas e universo museológico. Os jogos propostos são Wingspan, sobre observação de pássaros; Cangaço, um jogo de cartas inspirado na literatura de cordel; e Um falso artista no Mauc, uma adaptação do jogo de desenhar japonês chamado A fake artist goes to New York.
Wingspan (2019)
Design: Elizabeth Hargrave
Arte: Ana Maria Martinez Jaramillo, Natalia Rojas, Beth Sobel
Em Wingspan, você é entusiasta de pássaros buscando descobrir e atrair as melhores aves para o seu aviário de forma a criar cadeias de efeitos a partir das ações específicas de cada habitat: obter comida; pôr ovos ou atrair novas espécies. Vence quem obtiver mais pontos após quatro rodadas.
Cangaço (2022)
Design: Sanderson Virgolino
Arte: Dan Ramos
Jogo de cartas que remonta aos tempos do cangaço no sertão nordestino. Selecionando cartas com ilustrações inspiradas nos cordéis, o objetivo aqui é se tornar o novo “Rei do Cangaço”. Para tanto, é preciso montar acampamentos, armar tocaias, enfrentar tiroteios e desbravar a noite sertaneja sob a luz do candeeiro.
Um falso artista no Mauc (2012)
Design: Jun Sasaki
Arte: Jun Sasaki
Todos desenhamos conjuntamente, mas há um artista falso escondido entre nós. Você consegue descobrir quem é? O falso artista tem que ter cuidado para não ser identificado, e os verdadeiros artistas precisam caprichar para não facilitar demais o falsário. Trata-se de uma adaptação do jogo de desenhar japonês A Fake Artist Goes To New York.
Classificação indicativa – A partir de 14 anos
Formato da atividade – Presencial
Nome e Minibio Ministrante(s)
Maria Eduarda Albuquerque: Licenciando em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Bolsista de Iniciação Acadêmica no Museu de Arte da UFC (Mauc), atuando no Núcleo Educativo.
Regis Torquato Tavares: Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2012) pela UFC e Mestre em Artes (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC; atua no Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (Licca – UFC); trabalha no Núcleo de Comunicação Institucional e Publicações do Museu de Arte da UFC (Mauc).
Ruan Eugênio Coelho de Abreu: Graduando em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e técnico em Edificações; Bolsista do Programa de Extensão “Desenhando no Museu”.
Quantidade de vagas – 20 vagas
INSCRIÇÃO: https://forms.office.com/r/9fMSq0c3bk
OFICINA DE CRIAÇÃO DE PERSONAGENS: LABORATÓRIO DE PERSONAGENS ORIGINAIS
Tipo da atividade – Oficina
Data – 15/05
Horário – 13h a 15h
Descrição da atividade – Oficina de criação de personagens: laboratório de personagens originais propõe uma experimentação para a criação de personagens originais a partir de formas geométricas, diferentes estilos e buscando atribuir personalidade aos personagens que virão a ser criados.
Classificação indicativa – A partir de 14 anos
Formato da atividade – Presencial
Nome e Minibio Ministrante(s)
Nadielle Maria de Mesquita Linhares: Graduando em Design pela Universidade Federal do Ceará (UFC); bolsista do Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal do Mauc (LAPEArte).
Ana Clara de Almeida Adriano: Graduando em Design pela Universidade Federal do Ceará (UFC); tem um grande interesse por tudo que envolve arte, desde desenho tradicional até jogos digitais.
Quantidade de vagas – 15
Material de responsabilidade da/o participante – Materiais de desenho de sua preferência.
INSCRIÇÃO: https://forms.office.com/r/JVfmP6Bj8K