Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Biblioteca Floriano Teixeira – Museu de Arte

Data da publicação: 25 de junho de 2018 Categoria: Notícias

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará, em reunião na tarde do dia 29 de maio, aprovou a nomeação da Biblioteca do Museu de Arte em homenagem a Floriano Teixeira, artista plástico maranhense que teve uma passagem significativa pela Universidade.

A origem e formação do acervo da Biblioteca do Museu remonta ao ano de 1961, ano em que se encontra os primeiros registros e informações sobre o acervo. A ampla divulgação nacional e internacional dada ao MAUC por seus fundadores, proporcionou um largo intercâmbio com inúmeros centros culturais e editoras proporcionando uma expansão gradativa do acervo.

Destacamos também a inserção no acervo, no final da década de 80, da biblioteca do suíço Jean Pierre Chabloz. Atualmente o acervo da Biblioteca é constituído por aproximadamente 7000 exemplares, entre livros, catálogos de arte, periódicos, folhetos de cordel e material audiovisual. A expansão deste acervo é oriundo de doações de  edições de leis de incentivo a cultura e encaminhadas ao MAUC.

Sobre Floriano Teixeira: Pintor, desenhista, miniaturista, gravador e escultor autodidata. Esteve na Universidade Federal do Ceará de 1956 a 1965, inicialmente exercendo a função de desenhista e pesquisador e logo depois se tornou diretor do Museu de Arte, tendo um papel significativo na criação e divulgação do mesmo. Durante o período que permaneceu na Universidade contribuiu para aquisição de obras, promoveu exposições dentro e fora do Brasil com xilogravuras populares do Museu, além de trazer importantes artistas para expor no MAUC.

Como ilustrador, Floriano ilustrou livros de Jorge Amado, Graciliano Ramos, Zelia Gattai e Milton Dias. Pela Imprensa Universitária, Floriano ilustrou a “Pequena Antologia do Clã”, revista número 15, “Sete Estrêlo”de Milton Dias, e “Sementes” de Rita de Cassia, além da primeira edição da obra “Pequena história do Ceará” de Raimundo Girão, publicado pela editora A. Batista Fontenele, em 1953.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo