Abertura da Exposição AD-Genomas na Casa José de Alencar

Data de publicação: 25 de junho de 2022. Categoria: Sem categoria

A artista Andréa Dall’Olio junta-se aos ceramistas J. Siebra e Jacinta Cavalcante, ao designer Erico Gondim, à fotógrafa Ingrid Barreira, ao escultor Neil Preece, à pintora Ana Martins, ao pintor e ceramista Túlio Paracampos e à pintora e escritora Lia Sanders, no Espaço Cultural Casa José de Alencar, para darem origem a um diálogo que perpassa linguagens e formas na busca de uma dialética, uma semântica em que a natureza e a ancestralidade, seus signos, símbolos e apelos aparecem como fundamento e finalidade.

Do encontro dos elementos, emergem sinergias poéticas que ganham movimento e vão além de objetos a serem percebidos, passando a objetos que também percebem. As obras transmitem uma dupla leitura que transcende as preocupações prementes do mundo moderno, convidando à fruição e à superação das expectativas cotidianas, incluídas as noções de vida e morte, da identidade, da origem e do questionamento da nossa capacidade de sobrevivência num planeta ameaçado pela superexploração dos recursos naturais, questões que hoje parecem muito potentes.

Através do seu processo criativo, a artista aborda também a questão da ancestralidade feminina em relação ao deslocamento das técnicas manuais praticadas pelas mulheres que, historicamente, estavam condicionadas ao espaço privado e que, hoje, existem na arte contemporânea. Sua produção artística funciona também como um meio de transmitir a própria biografia.

AD-Genomas é uma exposição do Instituto Monalisa, do Instituto Vale do Jaguaribe, da Casa José de Alencar com parceria do Museu de Arte da UFC, estes dois últimos, equipamentos da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará.

Exposição AD-Genomas
Curadoria de Nathalie Nicolas
Abertura 02 de julho das 10 às 14h

ONDE
Espaço Cultural Casa José de Alencar
Em cartaz até 26 de julho
De segunda a sexta-feira – das 8 às 17h e aos sábados das 08 às 12h

Av. Washington Soares, 6055, Fortaleza-CE
Acesso gratuito e aberto a todos os públicos

Observação: esta exposição não acontecerá no Mauc.