Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

“Acervo MAUC – Aquisições Recentes: 2ª edição” ressalta a vitalidade da criação contemporânea

Data da publicação: 14 de outubro de 2025 Categoria: Exposição, Notícias
Acervo MAUC - Aquisições Recentes: 2ª edição

Na parede, obras de Roberto Galvão, Francisco Wagner e Sérgio Lima; em primeiro plano, o tronco de madeira pirografado é de Sérgio Helle | Foto: Kathleen Silveira

 

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc) apresenta ao público a exposição Acervo MAUC – Aquisições Recentes: 2ª edição, um espaço de celebração e de reconhecimento ao gesto generoso de artistas e colecionadores que confiaram suas obras a esta Casa, fortalecendo a missão pública de preservar, pesquisar e difundir as artes visuais cearenses ou em produção e circulação no Ceará. Cada peça incorporada ao acervo amplia não apenas a memória cultural do nosso tempo, mas também a responsabilidade do museu em assegurar que tais expressões permaneçam vivas e acessíveis às gerações futuras.

A mostra de curta duração tem como compromisso publicizar as recentes aquisições realizadas pelo Mauc, assim como evidenciar a vitalidade da criação contemporânea, em especial de obras produzidas nestas duas primeiras décadas do século XXI por artistas cearenses, e apresentar a pluralidade das linguagens que compõem o conjunto artístico sob guarda da UFC. Ao reunir obras recentemente integradas ao acervo, reafirmamos o museu como lugar de salvaguarda, mas também de pesquisa, diálogo e extroversão. Neste conjunto, estão presentes desenhos, gravuras, fotografias, esculturas/instalações, pinturas a óleo e acrílica, possibilitando novas leituras e o estabelecimento de vínculos com o presente, convidando o público a participar e testemunhar sua trajetória.

As novas aquisições presentes na mostra Acervo MAUC – Aquisições Recentes: 2ª edição revelam não apenas a confiança da sociedade e dos artistas na instituição, mas também a força coletiva que sustenta o museu público como um bem comum. Ao transitar entre preservação e experimentação, memória e criação, esta exposição renova nosso compromisso com a difusão da arte, reiterando o museu como espaço de encontro, conhecimento e transformação. Na primeira edição, realizada em 2023, mostramos o compromisso da instituição com a ampliação da presença e da produção artística feminina no Museu de Arte da UFC como uma força motriz essencial aos museus do século XXI e responsáveis por mudanças urgentes e necessárias para uma sociedade mais equânime e inclusiva. 

Sigamos em frente ampliando e apresentando as pequenas-grandes conquistas deste primeiro museu de arte do estado do Ceará. Dessa forma, agradecemos aos artistas e colecionadores pelo ato gentil e generoso de contribuir para a ampliação do acervo artístico do Mauc. 

 

Graciele Karine Siqueira
Diretora do Museu de Arte da UFC

 

Acervo MAUC - Aquisições Recentes: 2ª edição

“Coração Coroado” (2019), de Espedito Seleiro | Foto: Regis Torquato Tavares

 

Artistas presentes na exposição

Amilcar de Castro

Dan Pelegrin

Éden dos Santos Barbosa

Espedito Seleiro

Estrigas

Francisco Wagner

Jean-Pierre Chabloz

Roberto Galvão

Rubem Valentim

Rubens Gerchman

Sebastião de Paula

Sérgio Helle

Sérgio Lima

Stênio Burgos

Totonho Laprovítera

Tutunho (Welligton Júnior)

 

Informações sobre as obras

 

Tutunho
Sem Título (1991)
Desenho  s/ papel
70 x 50 cm

Rubens Gerchman
Kiss the Bride
Serigrafia  s/ papel
36 x 36 cm

Amilcar de Castro 
Composição (1984)
Serigrafia s/ papel
69 x 79 cm

Sérgio Lima
Sem Título (1990)
Óleo  s/ tela
80 x 80 cm

Francisco Wagner
Oceano
Óleo  s/ madeira
160 x 160 cm

Roberto Galvão 
Sem Título (2015) 
Acrílica s/ tela
100 x 50 cm

Rubem Valentim
Sem Título (199)
Serigrafia  s/ papel
34 x 26 cm

Dan Pelegrin
Sem Título 
Acrílica  s/ tela 
108 x 76 cm

Éden Barbosa dos Santos
Do terreiro ao mar
Fotografia digital
69 x 99 cm

Totonho Laprovitera
Padre Cícero (2019)
Técnica Mista  s/ madeira
44 x 60 cm

Estrigas
Sem Título (2007)
Óleo  s/ tela
40 x 30 cm

Jean-Pierre Chabloz
Paisagem
Óleo  s/ madeira
28 x 32 cm

Stênio Burgos
Suíte Rosencrantz II (2013)
Óleo  s/ tela
40 x 60 cm 

Sebastião de Paula
Sem Título (2019)
Gravura  s/ papel
48 x 68 cm

Sérgio Helle
Tatuagem (2021)
Tronco de madeira pirografado 
130 x 89 cm

Sérgio Helle
Resurgentis XIV (2021)
Pintura Digital. Pigmentos naturais  s/ papel
60 x 45 cm

Sérgio Helle
Mar Ancestral XXI (2022)
Pintura digital  s/ tela
130 x 173 cm

Espedito Seleiro
Coração Coroado (2019)
Couro  s/ madeira
151 x 130 cm

 

 

Exposição temporária

Acervo MAUC - Aquisições Recentes: 2ª edição

“Composição”, de Almicar de Castro; “Kiss the Bride“, de Rubens Gerchman | Foto: Regis Torquato Tavares

Aberta oficialmente ao público no dia 11 de outubro de 2025, a mostra Acervo MAUC – Aquisições Recentes: 2ª edição segue em cartaz no Museu de Arte da UFC (Mauc) até 27 de novembro. A produção e expografia é de Graciele Siqueira.

 

__

SERVIÇO

Acervo MAUC – Aquisições Recentes: 2ª edição | Exposição temporária

De segunda a sexta
8h – 12h e 13h – 17h

Museu de Arte da UFC
Av. da Universidade, 2854
Benfica, Fortaleza – CE

Entrada e estacionamento gratuitos
Acompanhe essa e outras novidades no perfil de instagram @museudeartedaufc.

 

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo