Chica da Silva e Babá, sejam muito bem vindos
Data da publicação: 30 de agosto de 2024 Categoria: NotíciasEm manhã especial no dia 29 de agosto de 2024, o Museu de Arte da UFC recebeu honrosamente duas obras de artistas da Escola do Pirambu. Agora incorporada ao acervo museológico do Mauc a partir da doação do casal de artistas Hélio Rôla e Efimia Meimaridou, a arte de Chica da Silva e Babá completam os “Pintores do Pirambu” presentes no nosso acervo, que já contava com Claudionor, Garcia e Ivan, além de Chico Silva, artista referência para toda essa geração.
Estiveram presentes Hélio Rôla e Efi Meimaridou, doadores das obras; o pintor Garcia, acompanhado de suas netas Maressa e Sara; Flávia Muluc, pesquisadora da Escola do Pirambu; o artista visual Jorge Silvestre; o gestor cultural e arte-educador Paulo Portela Filho; Sandro Thomaz Gouveia, Pró-Reitor de Cultura da UFC; e a museóloga Graciele Siqueira, diretora do Mauc.
Em soma à doação das obras de Chica da Silva e Babá, destaca-se a visita especial ao painel Homens Trabalhando, motivo de emoção de todos os presentes. O painel, que passou por recente processo de limpeza e estabilização de sua estrutura física, foi pintado em 1977 pelos “Pintores do Pirambu” durante o XXVII Salão de Abril na Casa de Cultura Raimundo Cela, contando, à época, com a apresentação e organização de Hélio Rôla.
Alguns trabalhos de artistas da Escola do Pirambu se encontram em exibição no circuito de longa duração do Mauc, na Sala Chico da Silva, espaço expositivo dedicado a Chico e aos artistas do seu ateliê coletivo, com participação de Babá (Sebastião Lima da Silva), Chica da Silva (Francisca Silva), Claudionor (José Claudionor Nogueira), Garcia (José dos Santos Gomes) e Ivan (Ivan José de Assis).