Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – M A U C

Área do conteúdo

Convocatória para Bolsa de Iniciação Acadêmica 2021 da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (BIA/PRAE/UFC).

Data de publicação: 29 de junho de 2021. Categoria: Sem categoria

O Museu de Arte da UFC divulga a convocatória para estudantes interessados em ocupar uma das vagas nos projetos de Bolsa de Iniciação Acadêmica da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará (BIA/PRAE/UFC) em 2021.

Tendo em vista que a escolha do projeto em que deseja atuar é feita diretamente pelo bolsista através de uma lista de prioridades, divulgamos abaixo, todos os projetos BIA/PRAE 2021 que foram aprovados para o Mauc.

Após a escolha do projeto é necessário verificar o passo-a-passo de como se inscrever e preencher o formulário que está disponível no site da PRAE.

ATENÇÃO:

1 – as inscrições devem ser feitas até o dia 30 de junho de 2021, apenas no site da PRAE! Não serão considerados emails ou mensagens para os canais de contato do Mauc com fins de inscrição. Abaixo, nos projetos, consta o endereço de e-mail do/as orientador/as, que poderão ser contatadas para esclarecer dúvidas e, caso o estudante confirme seu interesse, poderá enviar mensagem para que também o(a) orientador(a) possa encaminhar o nome à PRAE, em formulário próprio que foi disponibilizado para esse fim;

2 – em virtude das vagas solicitadas pelo projeto, poderão ocorrer alocações distintas das originalmente sugeridas. Contudo, quando for possível, os bolsistas serão alocados nos projetos de sua preferência.

3- novos prazos serão divulgados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis em seu site.

 

PROJETOS MAUC INSCRITOS DA BIA/PRAE 2021

SETOR: ARQUIVO INSTITUCIONAL E HISTÓRICO JEAN PIERRE CHABLOZ

Este ano o Arquivo do Mauc está com dois projetos:

Projeto 01 – Digitalização das pastas de dossiês de exposições

Projeto 02 – Higienização, conservação e descrição documental, confecção de caixas para jornais e revistas, colagem de etiquetas, higienização de livros e etc.

Atividades: conhecer, aprender, aprimorar e desenvolver habilidades relacionadas à conservação e preservação de documentos, organização digital de documentos. Atuar em um ambiente dinâmico, relacionado ao universo das artes.

Perfil da/o bolsista: necessário disponibilidade, vontade e disposição, e que se identifique com as atividades propostas, sendo estas essencialmente práticas e em ambiente fechado, com as ferramentas e EPI’s necessários. Preferência por estudantes do cursos de: Biblioteconomia, História e Design. O que não impossibilita de estudantes de outros cursos se inscreverem.

Dias de atuação da bolsa: das segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13 às 17h

Orientadora: Auricélia França. Técnica Arquivística.

Atenção! interessadas(os) em atuar no projeto enviar e-mail para arquivomauc@ufc.br com o assunto “Bolsa BIA 2021”

 

SETOR: BIBLIOTECA FLORIANO TEIXEIRA

Projeto – Biblioteca sem fronteiras: disseminando informação acessível nas mídias digitais

Resumo: A Biblioteca Floriano Teixeira é um espaço dedicado à pesquisa e preservação do acervo bibliográfico do Museu de Arte. Este acervo é constituído atualmente por livros, catálogos, folhetos, periódicos, material audiovisual, entre outros tipos de documentos relacionados ao universo da arte.
Com o objetivo de promover uma maior aproximação das coleções com o público, a biblioteca adentrou no universo das redes sociais e, desde então, essas mídias são utilizadas em ações de divulgação do acervo, de novas aquisições e de informações pertinentes ao usuário, como cursos, eventos e notícias em geral.
Com o início da pandemia em 2020 e a impossibilidade de visitas e consultas presenciais ao acervo, as atividades nas redes sociais foram intensificadas e os usuários passaram a demonstrar maior interesse pelas obras divulgadas e pelos novos formatos de postagens (vídeos curtos, reels, games, perguntas, adoção de um padrão de identidade visual, entre outros).
Considerando o potencial de divulgação dessas plataformas, o projeto pretende não só dar continuidade a esta atividade de manutenção e atualização das redes sociais, mas principalmente investir cada vez mais na qualidade do conteúdo produzido, e, principalmente, na acessibilidade dos mesmos. Dessa forma, a proposta é que todos os conteúdos postados possam acompanhar a audiodescrição para pessoas com deficiência.

Atividades: pesquisa de temas e conteúdos, fotografia, seleção e edição de vídeos e imagens, produção de conteúdo voltado ao universo artístico e cultural, produção e elaboração de legendas e tradução de imagens para colaboração na manutenção das redes sociais da biblioteca.

Perfil do/a bolsista: Necessário disponibilidade de computador com internet para atividades remotas, criatividade, organização e que se identifique com as atividades propostas. Preferência pelos cursos: design, comunicação e biblioteconomia. Interessado/a em conhecer, aprender, aprimorar e desenvolver habilidades na produção de conteúdos interativos, atuar em um ambiente dinâmico, relacionado à pesquisa, informação e comunicação.

Dias de atuação na bolsa: das segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13 às 17h

Saiba mais sobre as ações  virtuais da Biblioteca Floriano Teixeira em: Instagram e Facebook da Biblioteca.

Orientadora: Larisse Macêdo – Bibliotecária

Atenção! Interessadas(os) em atuar no projeto, enviar e-mail para larissemacedo@ufc.br com o assunto “Bolsa BIA 2021”

 

SETOR: NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO DO MAUC (NCMAUC)

Projeto – Acolhimento com arte: recém-ingressos colaborando na Comunicação do Museu de Arte da UFC

Resumo: o Museu de Arte da UFC (Mauc) vem realizando um trabalho de expansão de suas atividades junto ao público acadêmico e à sociedade cearense. Tem sido assim mesmo neste período da pandemia de Covid-19, na qual, para manter o Museu próximo e atuante junto aos seus públicos, precisamos migrar para o digital todas as atividades possíveis desenvolvidas pelos diferentes setores do Mauc. No caso do Núcleo de Comunicação (NC), vimos o fluxo de demanda para as redes sociais, bem como para as demais plataformas digitais do Museu crescerem consideravelmente. Gerar estas demandas e estar apto a receber as que vêm de agentes externos atende ao princípio fundamental do Mauc que é o da valorização da arte e cultura, prioritariamente, cearense. 

Atividades: acompanhar e colaborar com as atividades do Núcleo de Comunicação do Mauc:
– Planejamento e implementação de ações de comunicação para as plataformas digitais do Mauc (Site, Instagram, Facebook, Flickr e Canal no Youtube);
– Divulgação das ações do Museu (exposições, apresentações artísticas, oficinas) através da criação de peças gráficas, vídeos, textos, emails-marketing a serem disponibilizados nas plataformas digitais do Mauc e
– Suporte no gerenciamento das plataformas digitais do Mauc.

Dias de atuação na bolsa: das segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13 às 17h

Saiba mais sobre as ações virtuais do NCMauc em: Facebook, Instagram, Youtube e Flickr.

Orientadora: Kathleen Silveira. Assistente em Administração. Coordenadora do Núcleo de Comunicação

Atenção! interessadas(os) em atuar no projeto enviar e-mail para comunicamauc@ufc.br com o assunto “Bolsa BIA 2021”

 

SETOR: NÚCLEO EDUCATIVO DO MAUC (NEMAUC)

Projeto – Núcleo Educativo do Mauc: práticas artístico-educativas, pesquisa e mediação

Resumo: criado em 2019, o Núcleo Educativo é o setor técnico responsável pelos projetos e programas educativos do Museu de Arte da UFC. As suas atribuições articulam-se às relações estabelecidas com os públicos, os demais setores da instituição e parceiros, internos e externos à Universidade. Este projeto destina-se à iniciação do(a) discente à pesquisa, elaboração e execução de propostas artísticas e educativas, com foco no acervo do Mauc e na história da arte do Ceará e do Brasil. Face ao contexto pandêmico, o foco será nas atividades remotas e online, podendo ocorrer presencialmente, a depender dos protocolos e da definição de reabertura por parte da UFC e do museu.

Atividades:

1) Pesquisa, estudo e formação de repertório em Artes, Educação, Museologia e Patrimônio;

2) Recepção, acolhimento e visitas mediadas com diferentes públicos do museu (online e presencialmente);

3) Participação no Grupo de Estudos em Educação Museal (GEEM);

4) Planejamento, realização e participação em oficinas e outras atividades artístico-culturais e educativas;

5) Pesquisa e elaboração de conteúdos e produtos para redes sociais, com foco nas temáticas de atuação do Mauc;

6) Apoio à organização de eventos;

7) Participação na III Jornada de Práticas Educativas e Científicas do Mauc e nos Encontros Universitários 2021 – Elaboração de resumo, comunicação oral e resumo expandido (trabalho de finalização da bolsa).

Perfil do(a) bolsista

Estudantes com interesse em artes, cultura e museus; habilidade para falar em público e bom relacionamento interpessoal; disponibilidade para pesquisa, estudo e aprendizado constante sobre o universo de atuação do museu, bem como interesse em enriquecer seu percurso formativo a partir do diálogo e troca de conhecimentos por meio de grupos de estudo, aprendizagem cooperativa e na relação com os visitantes. Preferencialmente estudantes oriundos dos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo; Biblioteconomia; Ciências Sociais; Cinema e Audiovisual; Comunicação Social; Dança; Design; Filosofia; Geografia; História; Letras; Música; Pedagogia; Psicologia; Sistemas e Mídias Digitais e Teatro.

Dias: das segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13 às 17h

Saiba mais sobre as ações virtuais do NEMauc em: Instagram.

Orientador: Saulo Moreno Rocha – Museólogo e educador. Coordenador do Núcleo Educativo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc/UFC)

Atenção! interessadas(os) em atuar no projeto enviar e-mail para nemauc@ufc.br com o assunto “Bolsa BIA 2021”

Acessar Ir para o topo