Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Cristina Pagnoncelli

Fotografia por Cristina Pagnoncelli e cedida pela mesma

Pato Branco, PR, 1985

Cristina Pagnoncelli é designer e artista visual. Seus projetos envolvem a concepção de identidades visuais, ilustrações, letterings e murais. Formada em Design Gráfico pela PUC-PR e pós-graduada em Ilustração Criativa e Técnicas de Comunicação Visual pela EINA, Barcelona, também especializou-se em Visual Branding, na SVA – School of Visual Arts em New York, em 2012. Após cinco anos trabalhando em estúdio de Design e agências de publicidade, resolveu arriscar como freelancer e explorar além do Design, experimentando na arte com giz, dando início às produções individuais de murais em grande formato para bares e restaurantes, em paralelo à formação do coletivo “Criatipos” (projetos com mais três amigos designers: Cyla Costa, Eduilson Coan e Jackson Alves). Cristina soma experiências em projetos colaborativos, estudos independentes e workshops variados, sempre voltados ao lettering e à caligrafia. Desde 2015 ministra workshops pelo Brasil espalhando a técnica de arte com giz (Projeto Oficina Giz) e desenho de letras em diferentes formatos, cruzando novas fronteiras, passando por Madri e Barcelona, na Espanha; Buenos Aires, na Argentina, e Torino, na Itália. A partir de 2016 passou a envolver-se com temáticas feministas, participando de atos e manifestações, produzindo materiais e eventos junto a outras mulheres em seu estúdio. Fundou o grupo #FabulosasCWB para apoiar mulheres e incentivá-las na criação de peças e materiais para intervenção. Em 2017 lançou o primeiro calendário “lute Todos os Dias” com a participação de mais três mulheres, além de seu próprio trabalho ilustrando cada mês do calendário. O projeto expandiu e chega na sua 4ª edição em 2020, com a participação de mais de quinze mulheres – entre elas: designers, ilustradoras, fotógrafas, poetisas, bordadeiras, tatuadoras, tipógrafas etc. Além de reverberar a voz das mulheres em seu trabalho, o objetivo do projeto é reverter o lucro incentivando coletivos feministas, disseminando o papel da mulher me produções artísticas e criativas. Cristina Pagnoncelli tem como marca articular o Design como ferramenta social e ativista, seu trabalho visual autônomo e independente constrói significados com o Design, a Arte e a Educação. Desta forma, vai produzindo espaços e circuitos que conectam pessoas, dão voz, visualidades e significados à produção individual e coletiva da mulher no Design.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo