Curso Introdução à pintura e cultura Japonesa

Data de publicação: 22 de março de 2023. Categoria: Cursos e oficinas, Notícias

O Museu de Arte da UFC realiza a seguinte atividade mediante inscrição:

Introdução à pintura e cultura Japonesa
03 a 06 de abril
9h às 12h (presencial e EaD – somente no dia 6)
Ministrante: André Luis R. Soares
Carga horária: 12 horas
Público-alvo: alunos dos cursos de Artes Visuais, Humanidades e interessados em cultura japonesa

Ementa: Curso de pintura tradicional japonesa, Sumi-ê. O Sumi é a barra de tinta sólida, feita a base de fuligem de pinheiro negro japonês. O sufixo ê indica pintura, ou pintura com tinta preta. A pintura, ao contrário da caligrafia, possui diversas tonalidades que vão do preto mais intenso aos diversos tons de cinza, chegando a transparência. Nesta técnica de pintura, pelo seu caráter espontâneo, não se admite correções ou ajustes. O Sumiê trata da fugacidade da vida e da impermanência das coisas, recorrendo ao minimalismo assimétrico e à contemplação da natureza. No curso os participantes terão contato com os instrumentos tradicionais da pintura japonesa; a primeira das técnicas básicas, a manuseio do pincel japonês e o primeiro dos quatro nobres da pintura, o Bambu.

Sobre o ministrante: André Luis R. Soares – Professor de História, Arqueólogo, Sensei de Aikido (3º dan, Aikikai- Japão), fez curso de caligrafia japonesa com Toyoko Yamamoto (Santa Maria) e pintura japonesa com Susan Hirata (São Paulo, ArtSumie).

Lembramos que cabe a você providenciar os materiais necessários:
– Feltro para cobrir a mesa
– Pote de sorvete ou com dimensões
– Pote de louça pequeno e médio Colher de cafezinho
– Pano para descarte (para limpar os pincéis)

Haverá emissão de certificado.

Inscrições no link a seguir: Introdução à pintura e cultura japonesa