Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

INSCRIÇÕES DAS ATIVIDADES da exposição Guardiãs das Memórias

Data da publicação: 30 de junho de 2023 Categoria: Abertura de Exposição, Notícias

Guardiãs das Memórias  é uma experiência montada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos, com curadoria de Cristina Maria e Alana Brandão, que convida a todos para conhecer histórias de mulheres a partir de suas memórias e álbuns fotográficos, refletindo suas próprias existências. Desde fotografias, bordados, ilustrações, coisas, passando por matérias de jornais e trabalhando com tecidos e linhas, essa experiência traz várias mulheres como guardiãs de memórias que são importantes para suas vidas e para a história da cidade onde nasceram e/ou viveram.

A Guardiãs das Memórias, para além de uma exposição, tem sido chamada de experiência porque trará também algumas oficinas, minicursos e palestras que acontecerão ao longo do período de exposição no Mauc. À medida que abrirem as inscrições para as atividades, iremos divulgando.

O Rastros Urbanos é um grupo que existe desde 2011 e há 7 anos se dedica à extensão e pesquisa, concentrando-se em estudar a cidade de Fortaleza a partir das imagens que seus habitantes guardam em suas casas, trazendo o afeto existente nas ruas e elucidando histórias magníficas de mulheres do cotidiano.

Cristina Maria da Silva é formada, Mestre e Doutora em Ciências Sociais, tem pós-doc em Antropologia e Literatura Africana e é professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos e, desde 2016, do Projeto de Extensão “Fotobiografias: uma Fortaleza que se encontra em acervos fotográficos pessoais”.

Alana Brandão Moura é Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, membro e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos, bordadeira desde 2020 na modalidade do bordado livre e aprendiz de bordado em fotografia, além de apaixonada por fotografia desde sempre.

A expografia foi feita por Tinally Carneiro Batista que é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Patrimônio e Cidade pela Faculdade Meio Norte/PI, Docente em arquitetura e Urbanismo na Unip/Faece e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos.

SERVIÇO
Exposição Guardiãs das Memórias
De Rastros Urbanos
Abertura: 05 de junho às 14h
Em cartaz até 28 de julho de 2023
Museu de Arte da UFC – Mauc
Av. da Universidade, 2854, Benfica
Horário: de segunda a sexta feira (exceto feriados), das 8 às 12h e das 13 às 17h | Em sábados previamente divulgados: das 9h às 13h
Entrada e estacionamento gratuitos
Aberto a todos os públicos

 

ATIVIDADES DA EXPOSIÇÃO

PALESTRA GUARDIÃS DAS MEMÓRIAS NAS CIDADES: Uma experiência imersiva no Mauc
Palestrante: Cristina Maria da Silva
Modalidade: Presencial
Data: 15/06/2023
Horário: 14 às 17 horas
Carga horária: 3 horas
Público-alvo: Aberta às pessoas interessadas
Número de vagas: 30

Ementa: Acessar as experiências de vida de mulheres por meio de suas fotografias e de seus traços visuais no tempo, a partir de um projeto de extensão e da criação de uma experiência imersiva no Museu de Arte da UFC. Nos arquivos e nos rastros de várias mulheres, percorreremos resquícios de suas memórias, que não nos permitem necessariamente acessar a completude de suas vidas, mas nos vinculam ao que há de coletivo em suas biografias. Buscaremos percorrer suas existências a partir das imagens, dos lugares por onde passaram e o que delas restou em nós.
Sobre a palestrante: Curadora da exposição, formada, Mestre e Doutora em Ciências Sociais, tem pós-doc em Antropologia e Literatura Africana e é professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos. Coordenadora, desde 2016, do Projeto de Extensão “Fotobiografias: uma Fortaleza que se encontra em acervos fotográficos pessoais”.

Inscrições: https://forms.office.com/r/DVESZLKyQb

 

 

OFICINA DE BORDADO LIVRE PARA INICIANTES
Ministrante: Alana Brandão Moura
Modalidade: Presencial
Data: 17/06/2023
Horário: 9 às 12 horas
Carga horária: 3 horas
Público-alvo: Pessoas interessadas em bordado e sem experiência
Número de vagas: 15

Ementa: Aprender as técnicas básicas para iniciar na arte do bordado livre, entendendo desde como separar a linha da meada até alguns pontos básicos, com os quais já poderemos fazer muitas peças.
Sobre a ministrante: Curadora da exposição, Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela UFC, membro e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos, estando, desde 2016, no Projeto de Extensão “Fotobiografias: uma Fortaleza que se encontra em acervos fotográficos pessoais”. Bordadeira desde 2020 na modalidade do bordado livre e aprendiz de bordado em fotografia.
Obs.: O material para a feitura será todo disponibilizado.

Inscrições: https://forms.office.com/r/jwvviDDnmz

 

 

RODA DE CONVERSA: QUEM AINDA ESCUTA OS GUARDIÕES DAS MEMÓRIAS?
Mediadora: Profa. Cristina Maria da Silva
Ministrantes: Profa. Deisimer Gorczevski, Ivoneide Gois, Prof. Tiago Vieira Cavalcante
Modalidade: Presencial
Data: 21/06/2023
Horário: 14h às 17h
Carga horária: 3h
Público-alvo: Aberta às pessoas interessadas
Número de vagas: 30

Sobre a roda e participantes: Os guardiões das memórias são todos aqueles que rememoram e contam a história dos locais de onde vivem e, por sua vez, contam a sua própria história. Quem ainda os escuta? Como pensar a cidade se não escutamos os que nela vivem e se não valorizamos suas memórias e narrativas? Nesta roda de conversa, teremos a presença de Ivoneide Gois, habitante do Poço da Draga e guardiã da memória desse lugar, e de professores, como a Profa. Deisimer Gorczevski – PPGArtes, coordenadora do laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas – LAMUR, que atua com ênfase na cartografia de intervenções urbanas e audiovisuais, pensando arte e comunicação, cidade e universidade. Teremos, também, a presença do Prof. Tiago Cavalcante, da Pós em Geografia e do Grupo de Geografia Humanista e Cultural, do Grupo Poética e Política em Geografia e do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos. A mediação será feita pela Profa. Cristina Maria da Silva, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos e do projeto de extensão “Fotobiografias: uma Fortaleza que se encontra em acervos fotográficos pessoais”.

Inscrições: https://forms.office.com/r/W80vyXWn9s

 

 

GUARDIÃS DAS MEMÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO E PESQUISA
Ministrantes: Profa. Cristina Maria e Alana Brandão
Dia 27/06/2023 (terça-feira), às 15h, com 25 vagas (por ordem de chegada) para quem se interessar em acompanhar a gravação no Espaço de Cocriação Audiovisual da BCH.
Também irá acontecer a transmissão pelo canal Plurissaberes no YouTube e pelo Facebook e Twitter da @bchufc

Haverá emissão de certificado de participação mediante o preenchimento de um formulário de avaliação.

 

 

 

 

 

GUARDIÕES DE ILHAS: UM OLHAR INFANTO-JUVENIL
Nome ministrante: Cinthia Evandro
Modalidade: Presencial
Data: 01/07/23
Horário: 09:30 às 11:00
Local: Hall do Mauc
Público-alvo: crianças e pré-adolescentes
Número de vagas: 25
Ementa: A oficina pretende recontar “O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago, para o público infanto-juvenil com uma perspectiva voltada para o pertencimento de espaços, utilizando a ludicidade para fazer essa recontagem.

Sobre a/o ministrante: Professora de Língua Portuguesa da educação básica e mestranda em Literatura Comparada pelo programa de pós-graduação em Letras pela UFC. Possui interesse nos estudos saramaguianos e em práticas pedagógicas ativas.

Inscrições no link a seguir: https://forms.office.com/r/pkcRre4T0M

 

RODA DE CONVERSA: MULHERES QUE LEEM, ESCREVEM E PUBLICAM
Mediadora: Profa. Cristina Maria da Silva
Escritoras: Karolyne Reis, Eulidiane Morais e Iariny Carvalho
Modalidade: Presencial
Data: 01/07/23
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório do Mauc
Carga horária: 2h
Público-alvo: quem tiver interessa
Número de vagas: 40

Ementa: roda de conversa com escritoras do Programa de Pós-Graduação em Letras sobre seus processos de escrita e publicação. A Profa. Dra. Cristina Maria mediará a conversa em que Karolyne Reis vai falar do seu livro de poemas e poesias “Chove aqui dentro”, Eulidiane Morais do seu livro de coletânea poética “Travessias” e Iariny Carvalho do seu livro de contos “Tudo o que foi deixado para trás”.

Inscrições no link a seguir: https://forms.office.com/r/ENQPEMYvEZ

 

OFICINA DE INICIAÇÃO À PALHAÇARIA
Professor: Chico Guerra
Modalidade: Presencial
Data: 03/07/23
Horário: 14:00 às 17:00
Local: Auditório do Mauc
Carga horária: 3h
Público-alvo: pessoas acima de 16 anos
Número de vagas: 25
Ementa: Esta oficina tem como objetivo passar ao(à) participante os fundamentos básicos da arte da palhaçaria através de jogos cênicos. Será um espaço criado para desenvolver a comicidade do(a) participante através de elementos básicos do cotidiano e estudar as relações entre o riso e o ridículo.
Sobre o professor: Chico Guerra é ator formado pela Escola de Arte Dramática – EAD-ECA-USP, pela Sp Escola de Teatro e pela Escola Doutores da Alegria. Participou de montagens teatrais dirigidas por Isabel Teixeira, Bete Dorgam, Celso Frateschi, entre outros. Em 2015 foi agraciado com a bolsa Linnus Palm do governo sueco e convidado para o workshop L´École Nomade, do Théâtre du Soleil, sob a direção de Ariane Mnouchkine.
Observação: Ir com roupas leves e confortáveis.

Inscrições no link a seguir: https://forms.office.com/r/2HAZ69n1f5 

 

OFICINA DE ARTESANATO – CONFECÇÃO DE GIRAMUNDO
Professora: Ivoneide Gois
Modalidade: Presencial
Data: 04/07/23
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório do Mauc
Carga horária: 3h
Público-alvo: pessoas que já tenham alguma prática com costura
Número de vagas: 20
Objetivo: Aprender a fazer uma peça chamada Giramundo, também conhecida como Estrela da Felicidade, que é um artesanato feito com materiais recicláveis e que pode ser utilizado como objeto de decoração.
Sobre a professora: Maria Ivoneide Gois da Silva é professora, artesã e escritora. Moradora do Poço da Draga, sempre está presente em oficinas junto às outras mulheres do Poço, onde aprende e ensina sobre artesanato.
Observação: levar papelões finos como caixa de chocolate, de amido de milho.

Inscrições no link a seguir: https://forms.office.com/r/hm87bHGvn3

 

 

OFICINA DA BONECA GUARDIÃ DA MEMÓRIA
Nome ministrante: Solange Maria Soares de Almeida
Modalidade: Presencial
Data: 11/07/23
Horário: 13 às 17 horas
Carga horária: 4h
Público-alvo: pessoas a partir de 21 anos que já tenham habilidade com trabalhos manuais
Número de vagas: 15
Ementa: Nesta oficina, confeccionaremos uma boneca talismã, de forma manual, utilizando materiais naturais como linha e tecido. Inspirada nas bonecas de proteção, existentes em diversas culturas, esta boneca curativa é um resgate da memória das nossas linhagens ancestrais femininas.
É desejável ter habilidade para trabalhos manuais.
É necessário ter a idade mínima de 21 anos.

Obs.: Para participar da oficina é importante que cada pessoa traga anotados os nomes das mulheres de suas linhagens ancestrais, materna e paterna, até a quinta geração, ou o máximo que for possível. Quem puder, trazer tiras de tecido de algodão estampado, no tamanho 38 cm x 4 cm, sendo uma tira para cada ancestral.

Sobre a/o ministrante: Solange Maria Soares de Almeida tem afinidade com trabalhos manuais: como costura, bordado, crochê, tricô e tecelagem, fruto de sua trajetória pessoal, com vivência, desde a infância, em ateliê de costura, e como mãe na Escola Waldorf Micael de Fortaleza, durante 18 anos (1998-2015). Também tem habilidade na arte da bonecaria, adquirida através de cursos e oficinas na Escola Waldorf Micael de Fortaleza e com as arte-educadoras Nina Veiga, do Nina Veiga Atelier de Educação, e Fabiana Pereira, do Fabilluli Bonecas Autorais e Cursos Criativos.

Observações: para participar da oficina é importante que cada pessoa tenha anotados os nomes das mulheres de suas linhagens ancestrais, materna e paterna, até a geração das trisavós, ou o máximo que for possível.

Quem puder, traga material para a confecção da boneca:
· Tiras de tecido de algodão estampado, no tamanho 32 cm x 4 cm, sendo uma tira para cada ancestral (cerca de 17 tiras) para a saia.
· Pedaços de fitas de cetim, fitilhos, rendas para amarração da cintura.
· Lã ou linha grossa para o cabelo.
· Pequeno acessório para pôr nas mãos: flor, coração, sininho etc.
· Enfeite para o cabelo (opcional).
· Lápis, grafite ou de cor, para escrever os nomes.
Disponibilizaremos tecido para o corpo da boneca, linhas, tesouras e agulhas.

Inscrições no link a seguir: https://forms.office.com/r/ai0NE79tQz

 

AS MOIRAS, FIANDEIRAS DO DESTINO HUMANO 

Nome ministrante: Solange Maria Soares de Almeida
Modalidade: Presencial
Data: 13/07/23
Horário: 14h às 16h
Carga horária: 2h
Público-alvo: a quem interessar
Número de vagas: 50

Ementa: Será que nascemos com nossa sorte traçada? Hoje temos dúvidas sobre isso, porém, para a civilização grega antiga, o destino humano era fiado por uma divindade feminina primordial, e a cada pessoa cabia sua porção, parte ou moira. A duração da vida seria comparável à tecitura de um tecido no tear: conduzido pela lançadeira, o fio seguia tecendo a trama até atingir a extensão planejada, quando seria cortado e o tecido, finalizado. Resultam dessa comparação algumas expressões que usamos até hoje, como “a vida está por um fio” ou “nas tramas do destino”. Nas narrativas gregas, são atribuídas distintas origens às Moiras. As fiandeiras ora são filhas da Necessidade, Ananke, deusa da inevitabilidade; ora da deusa Noite, por cissiparidade; ora da união de Zeus e da deusa Thémis. Nesta conversa, serão apresentadas e discutidas algumas dessas narrativas, através de trechos extraídos de Homero, de Hesíodo, de Ésquilo e de Platão.

Sobre a ministrante: Solange é pesquisadora de Teatro Antigo e das Artes Manuais feitas a partir de fios têxteis. Fez Doutorado (2019), Mestrado em Letras (2012) e Graduação (2008) em Letras, pela Universidade Federal do Ceará. Foi Secretária Geral (2020-2021) e é atualmente membra do Conselho Consultivo e Deliberativo (2022-2027) da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos – SBEC. É tradutora e pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq Núcleo de Cultura Clássica – Nuclás, e assessora do Iluminuras – Literatura e Bordado, projeto de extensão da UFC.

Inscrições no link a seguir: https://forms.office.com/r/jiUhfEZa6T

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo