Exposição “Mãos que Encantam” em cartaz no Mauc

Data de publicação: 1 de março de 2023. Categoria: Abertura de Exposição, Exposição, Notícias

No próximo dia 8 de março, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará inaugura a exposição “Mãos que encantam” do escultor Edismar Arruda, a partir das 17h. A exposição reúne uma parte das obras produzidas pelo artista com sucatas de metal e peças automotivas, em uma proposta de arte sustentável.

Na mostra, além das peças construídas destaca-se a matéria-prima, as sucatas de peças automotivas, que são utilizadas na criação, com restos de construção e outros materiais de ferro, constituindo a base do trabalho do escultor, permeando sua reflexão sobre o ato de reciclar e ressignificar a arte.

Edismar Arruda é natural de Jaguaribara, no Vale do Jaguaribe, escultor e artesão tem se especializado em esculturas de metal com utilização de sucatas automotivas e peças de construção. Já realizou exposições em galerias e shoppings de Fortaleza e espaços institucionais como a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). Suas peças estão presentes em outros estados do país como Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, despertando interesse internacional, também já comercializou obras para os Estados Unidos. Em 2022 participou do Programa Domingão com Huck no quadro The Wall.

O artista despertou para a produção de esculturas em seu ofício de metalúrgico, reaproveitando peças de metal para expressar em sua arte a valorização da natureza e do mundo animal, temáticas presentes em suas criações em tamanho real, em sua maioria, sendo uma de suas marcas o detalhamento e o cuidado no ato de transformar.

“Mãos que encantam” reúne parte da obra do escultor cearense que vê no aproveitamento de sucatas automotivas uma forma de produzir esculturas em um processo minucioso e surpreendente. Uma das obras que estará em exposição, uma escultura do personagem Dom Quixote, foi produzida especialmente para doação ao acervo do Museu de Arte da UFC.

A obra que tem sido construída pelo artista ganha mais um reconhecimento com sua presença no espaço do Museu de Arte da UFC, contribuindo para a reflexão sobre a sustentabilidade e o fazer artístico.

A exposição tem apoio institucional da Universidade Federal do Ceará através da Secretaria de Cultura da UFC e do Museu de Arte da UFC.

Atividades no Museu – Além da exposição no Mauc, Edismar Arruda vai ministrar uma palestra no dia 15 de março, uma oficina no dia 29 de março e também visitas guiadas no museu durante o período da exposição que permanece aberta à visitação durante todo o mês de março. A programação com as datas e horários das atividades ofertadas pelo artista pode ser conferida abaixo. Acompanhe os canais de comunicação do Mauc para mais informações  (Instagram- @museudeartedaufc e site).

Exposição Mãos que Encantam
Artista Edismar Arruda
Abertura oficial: 8 de março, 17h
Em cartaz de 02 a 31.03.2023
Av. da Universidade, 2854, Benfica
Horário: de segunda a sexta feira (exceto feriados), das 8 às 12h e das 13 às 17h
Entrada e estacionamento gratuitos
Aberto a todos os públicos

ABERTURA OFICIAL DA EXPOSIÇÃO

08/03 – 17h
*Aberta ao público

VISITAS MEDIADAS
10/03 – 14h (com intérprete de Libras pela Secretaria de Acessibilidade da UFC)
18/03 – 10h
27/03 – 14h – cancelada por motivos técnicos
*Sem inscrição prévia

PALESTRA MÃOS QUE ENCANTAM – EDISMAR ARRUDA
18/03 – 10h
Hall do Mauc
*Sem inscrição prévia

OFICINA – MÃOS QUE ENCANTAM: A ARTE DE PRODUZIR ESCULTURAS COM SUCATAS
29/03 – 14h às 17h
Hall do Mauc
Artista/mediador: Edismar Arruda
Modalidade: Oficina/Presencial
Data: 29/03/2023
Horário: 14 às 17 horas
Número de vagas: 20
Carga horária: 3 horas
Público-alvo: Aberta aos estudantes, professores e interessados em arte com metal.

Ementa: Ensino prático de montagem de esculturas em metal. Com objetivo de compartilhar conhecimentos básicos de transformar sucatas em arte. Despertar interesses dos iniciantes na modalidade pelo conhecimento desenvolvido na experiência do dia a dia. Usando, como referência e inspiração, animais regionais e a cultura nordestina.

Inscrições no link a seguir: https://forms.office.com/r/krx1kYm92U