Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Exposição “Quilombos do Ceará – Este Povo Existe Sim!” tem abertura no Mauc dia 4, às 17h, propondo imersão na realidade, beleza e resistência dos quilombos cearenses pelas lentes do fotógrafo Rogério Rodrigues

Data da publicação: 28 de novembro de 2025 Categoria: Abertura de Exposição, Exposição, Notícias
Quilombos do Ceará - Este Povo Existe Sim! - Fotografias de Rogério Rodrigues

Quilombo Alto Alegre (Morrinhos) | Foto: Rogério Rodrigues

 

Acontece no dia 4 de dezembro, às 17h, no Museu de Arte da UFC (Mauc), a abertura da exposição fotográfica Quilombos do Ceará – Este Povo Existe Sim!, numa proposta de imersão profunda na realidade, beleza e resistência das comunidades quilombolas cearenses pelas lentes do fotógrafo e pesquisador Rogério Rodrigues.  

Após extenso trabalho de pesquisa e documentação que atravessou o estado do Ceará e dura 14 anos, a mostra chega ao Mauc consolidando o objetivo fundamental de reparação, justiça e respeito às tradições e aos direitos dos povos quilombolas do Ceará, que, segundo o Censo 2022, compreende uma população que ultrapassa as 25 mil pessoas. Quilombos do Ceará – Este Povo Existe Sim! é a materialização de meses de convívios e registros de Rogério Rodrigues em dezenas de territórios certificados pela Fundação Cultural Palmares. A curadoria é da artista visual, pesquisadora e professora Cecília Calaça.

A exposição fica em cartaz no Museu de Arte da UFC (Mauc) de 4 de dezembro de 2025 a 6 de fevereiro de 2026, com visitações de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 12h e das 13h às 17h (o Mauc fica fechado entre os dias 22 de dezembro de 2025 e 2 de fevereiro de 2026) 

 

O Legado da Exposição

Esta etapa em Fortaleza, sediada no Museu de Arte da Universidade Federal , compreende o momento de maior reverberação do projeto. As fotografias expostas capturam o cotidiano, as celebrações, a relação com o território e os rostos marcados pela história de luta, buscando derrubar o véu da invisibilidade que ainda paira sobre os povos quilombolas. Durante a última semana de exposição, em fevereiro, ocorre também no Mauc o lançamento do livro fotográfico e documental Quilombos do Ceará – Este Povo Existe Sim! reunindo imagens e informações pertinentes a todo o projeto.

Rogério Rodrigues reforça a contribuição das ações desenvolvidas para a equidade racial e valorização identitária cearense: “Preservar seu patrimônio material e imaterial, juntamente com seus saberes culturais e artes, é de extrema importância para a sobrevivência cultural do estado e das comunidades. O projeto busca ser, de fato, um instrumento de difusão da cultura quilombola, promovendo o respeito e a valorização da identidade do  povo quilombola”.

 

Rogério Rodrigues

O fotodocumentarista Rogério Rodrigues é natural de Ouro Preto-MG e reside no Ceará há mais de trinta anos. Pesquisa as comunidades quilombolas desde 2012, já tendo participado de vários eventos culturais que mostram a luta pelas políticas afirmativas que são direitos constitucionais dos povos tradicionais brasileiros. 

Trabalhou por quinze anos como fotógrafo no Governo do Estado do Ceará. Já expôs na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no Centro de Artesanato de Aracaju/SE e tem ensaios publicados na Revista Literatas, de Moçambique. Também fotografou shows de grandes nomes da Música Popular Brasileira.

Atualmente, Rogério se dedica à criação de mais dois projetos ligados ao povo quilombola, estuda sobre a fotografia contemporânea, pesquisa sobre comunidades tradicionais em geral e desenvolve um trabalho documental sobre a cidade de Ouro Preto-MG.

 

Quilombos do Ceará - Este Povo Existe Sim! - Fotografias de Rogério Rodrigues

Quilombo Encantados do Bom Jardim | Foto: Rogério Rodrigues

 

SERVIÇO

Abertura da exposição Quilombos do Ceará – Este Povo Existe Sim!
4 de dezembro de 2025, às 17h

Visitação de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Museu de Arte da UFC
Av. da Universidade, 2854
Benfica, Fortaleza – CE

Entrada e estacionamento gratuitos

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo