Exposição 1980.01 – Mabel Cordini – 29/01/1980

(Transcrito do Catálogo)

Mabel Cordini, artista plástica uruguaia radicada há 15 anos no Brasil, expõe no MAUC – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – uma coleção de serigrafias, técnica a que vem se dedicando há alguns anos.

De sensibilidade aguda e uma grande mestria na combinação das cores – conforme salientou o pintor mexicano Javier Rodrigues – Mabel domina com perfeição e rigor a técnica de que se vale para expressar sua criatividade em suas serigrafias, espécie de estudos sucessivos do mesmo objeto.

para a composição de suas serigrafias, Mabel se vale do processo inicial de fotografar a temática escolhida. Em seguida, amplia as fotos, estuda todas as possibilidades técnicas antes de passar à realização da obra. Para tanto, lança mão do domínio de outras técnicas como a cerâmica, o artesanato e a gravura em metal.

Cursou com Dionísio del Santolo e Leda Watson, entre outros, antes de se lançar ao trabalho em serigrafias, linguagem que ela prefere por uma série de razões. – “Trabalho com serigrafia por ser um processo onde se obtém uma resposta mais rápida, ao contrário da gravura, por exemplo, que demanda mais tempo sob o aspecto técnico. Gosto de qualquer técnica que permita a reprodução, o que facilita a circulação da obra de forma mais ampliada, porque isso também é fundamental. Interessa-me mais a aquisição por mais pessoas do que fazer obras que venham a se tornar inacessíveis.”

Coletivas

1973 – 7° Festival de Inverno da UFMG – Diamantina
70/71/72 – Semana do Folclore – Brasília
73/75 – Exposição e Gravura – UNB – Brasília