Exposição 1980.02 – Lopes Jonas – 11/03/1980

(Transcrição do Catálogo)

Apresentação

Estranha a pintura de Lopes Jonas! Uma fuga às injunções dessa ou daquela escola! Mas mantém entretanto uma certa dose de disciplina, que somente se pode ver e apreciar no conjunto de dua obra. Pode-se sentir que a disciplina de que falamos resulta de uma contante pesquisa, baseada em anos de estudo em escolas germânicas e apurada frente às críticas nas várias exposições que fez, na Europa.

Fica difícil como dissemos, classificar sua pintura. Talvez um surrealista-abstrato, o que uniria o fantasmagórico de suas concepções à evidente alegria de poder exteriorizá-las sem a necessidade de geometrizá-las nem tão pouco de limitá-las às concepções de leis e formas existentes. Tudo seria “acidental”, sem nenhum vínculo com os ditames que regem o nosso mundo (chamado “normal”).

Vez ou outra pensamos que ele está tentando descrever e mesmo, explicar o universo, mas o seu disciplinado compromisso com a “acidentalidade” é tão mais forte que, usando as duas cores luminosas e a sua força de criatividade se lança novamente em seu caminho ainda não totalmente descoberto e nos mostra caracteres surpreendentes e enexplicáveis.

Poder-se-ia em seu caso parodiar o poeta: “Com um matiz como este, um pintor mergulha seu pincel na alegria da vida e na angústia do mundo”.

Heloysa Juaçaba

A pintura de Lopes Jonas, em que pese a perfeição técnica, o apuro e limpeza da confecção, não é uma arte liofilizada, certinha. Dua formação europeia, seus títulos e currículo servem apenas de embasamento a emoção que pretende – e consegue – transmitir. Em um de seus muitos diplomas reza que, “tem o direito de se intitular pintor e gráfico acadêmico”. Formado pela Academia de Belas Artes de Munique, Jonas fez cursos e estágios em toda a Europa. entretanto, seus quadros nos dão uma visão pessoal de paisagens irreais, de mundos desconhecidos. manifestações inconscientes que afloram a superfície do “cogito” e trazem até nós sensações estranhas.

Diz o pintor “A arte é comunhão da essência e do pensamento”. É justamente dessa junção, que nasce a arte de Lopes Jonas. Inspiração e nascente, surgindo juntas e juntas explodindo em criatividade. Seus quadros delicadamente coloridos, vigorosamente desenhados são planos de emoção e significado.

Roberto Júlio Pinto

A cor é a sua proposição. Não importam as conotações que as formas elaboradas possam sugerir. Na leitura da obra não cumpre descobrir montanhas ou crateras. devemos soletrar o entrelaçamento de linhas que germinam jatos de luz ou feixes de cores. As tonalidades que se diluem em infindáveis nuanças, purificam-se na abstração da cor ou se adensam em sombra numa ilusão do preto. A fantasmagoria das formas, que eclodem, emprestam apenas o suporte para a evolução das cores num ritmo denominado pelo perfeccionismo técnico do artista. Lopes Jonas, um “Mágico da cor”.

José Julião

Individuais