Exposição 1980.07 – Nice – 17/12/1980

(Transcrito do Catálogo)

Apresentação

Separar, em Nice, a pessoa da artista, só me foi possível quando da retrospectiva de suas pinturas na Casa de Cultura Raimundo Cela, em 1976. Fora ali, também, que fiquei sabendo da sua convivência estreita com os artistas que fundaram a SCAP (Sociedade Cearense de Artes Plásticas), lá pelos anos 50, numa época em que a mulher não havia ainda começado a questionar seus direitos. Naquele momento, sua pintura estava voltada para as paisagens impressionistas, mas já se notava sua preferência pelas figuras humanas e máscaras. Nesta exposição de Natal, organizada pelo MAUC, composta de minúsculos quadros, em guache, tinta acrílica, lápis-cor e técnica mista, nota-se a sua preferência pela poesia das flores e das crianças – para as quais ministra cursos de artes plásticas, periodicamente através da Secretaria de Cultura – ainda as máscaras e seres humanos lembrando incubos realçados por um colorido “fauve” que empresta aos temas uma densa carga de expressionismo. Precisar, portanto, onde termina a pintora e nasce a criança, será a difícil tarefa do espectador desta exposição.

Fortaleza, dezembro de 1980
Henrique Medeiros Barroso

“Nice tem uma temática variada. Durante a sua carreira de 25 anos, não se fixou em uma determinada escola. Ao contrário, sua caminhada tem sido sempre ascensional. Pesquisando, compondo e criando, usou de todas as técnicas que lhe parecessem apropriadas ao seu estilo inconfundível” – B.C. Neto – Tribuna do Ceará – 21.02.1976.

“Repito que esta pintura de Nice, cheia de contrastes, este choque de cores refletindo conflitos de sentimentos, resultam numa extraordinária beleza plástica e numa surpreendente harmonia, em que a nota pessoal dominante se confirma com força maior, denotando a maturidade da artista em pleno domínio da arte. vale a pena insistir no caráter pessoal inconfundível das suas concepções que não imitam ninguém”. Trecho da apresentação de Milton Dias no catálogo da exposição retrospectiva, realizada na Casa da Cultura R. Cela, comemorando os 25 anos de atividade artística da pintora.

“A arte de Nice me espanta pelos seus sentidos, pelos seus mistérios, que vão  muito além de tudo. Coisas que vêm de dentro, porque também é muito vasto o campo em que se desenvolve a maravilhosa criatura que é”. Bené Fonteles – Tribuna do Ceará – 23.02.1974.

Currículo

Nome: Maria de Castro Firmeza
Pseudônimo: Nice

Fez o “Curso Livre de Desenho e Pintura” da SCAP (Sociedade Cearense de Artes Plásticas) a partir de 1950. Bibliotecária e Secretária da SCAP – 1954. Co-fundadora e co-mentora do Mini Museu Firmeza, Verbete do Dicionário de Artes Plásticas do Brasil, de Roberto Pontual e do Anuário do Ceará. Trabalhos no Museu da Universidade Federal do Ceará, Casa de Cultura Raimundo Cela, Museu do Crato, Casa da Cultura de New Hampshire nos EUA, e em várias coleções particulares.

Principais Exposições:
  • Salão de Abril – catorze vezes
  • 1° Mostra de Arte de Vanguarda (Ceará Gás Butano)
  • Inauguração do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará
  • A Paisagem Cearense – MAUC
  • I Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará
  • Feira da Providência – Rio de Janeiro
  • Estrigas e Nice no MAUC
  • 17 Artistas no Natal MAUC
  • Sociedade Cearense de Artes Plásticas no MAUC
  • 25 anos de Arte (retrospectiva) na Casa Raimundo Cela
  • Inauguração da Galeria Credimus

Cursos ministrados

• Nos bairros de Parquelândia e Bela Vista (Promoção da Secretaria Estadual do Município)
  • No Passeio Público – (pelo Departamento Municipal de Cultura) Curso de Didática Especial de Educação Artística (artes-plásticas – parte prática) Convênio – PREMEN/UFC/SEC
  • Na ACI, no Centro Social Dom Antônio Lustosa, em Dias Macedo e em Pacatuba (todos pela Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social e Universidade Federal do Ceará)
  • PRODIARTE na Escola de 1° Grau do Estado do Maranhão (Convênio da Secretaria Estadual de Educação DEF/MEC 1980.
  • Curso para Crianças (Convênio Secretaria de Cultura e Universidade Estadual do Ceará).
  • Curso para Criança pela Secretaria de Cultura do Estado.

Exibir: subpáginas.