Exposição 1984.03 – Karl Marx – 17/04/1984
(Transcrito do Catálogo)
Introdução
Esta exposição é uma fiel reprodução da que se encontra, em caráter permanente, na casa onde nasceu Karl Marx, Brückenstraße, 10, em Tréveris (Alemanha), sob o título “Karl Marx (1818-1883), Vida-Obra-Época”. Trata-se de uma exposição que foi inaugurada em 14 de março de 1983, por ocasião do primeiro centenário da morte de Marx. Sua concepção se ajusta às Exigências do “Museu Karl Marx Haus”, que é visitado por milhares de pessoas de todo o mundo; e por este motivo convém prestarmos algumas informações sobre a disposição e numeração dos paineis expostos.
Na “Karl-Marx-Haus”estão expostos não somente paineis como, também vitrinas com originais: primeiras edições, cartas, manuscritos e fotografias. Infelizmente, não nos é possível trazer aqui esses originais. Na “Karl-Marx-Haus”, os paineis, distribuídos por temas, são expostos em seis salas. Estas são numeradas de 11 a 16, de forma que o número que precede a barra (/) é o número da sala, e o que se segue, indica a posição de cada painel em sua respectiva sala. Por exemplo: painel 11/3 é o terceiro da sala 11 da “Karl-Marx-Haus” em Tréveris.
Outra peculiaridade: todos os paines são providos de largas franjas coloridas. Estas franjas – nas cores azul, amarelo, verde e laranja – indicam o tema geral de que tratam. Os paineis com franja azul documentam as etapas da vida de Karl Marx por ordem cronológica; os de franja amarela correspondem ao tema “Marx, Engels e as Ciências”; os de franja verde ao tema “Precursores do Socialismo Moderno”; e os paineis referentes aos temas “A liga dos Comunistas” e “Movimento Operário Internacional” têm a cor laranja.
As imagens ou textos de cada painel estão acompanhados de uma letra, e as explicações respectivas, em português, podem ser encontradas no presente catálogo. (Tais explicações coincidem com as impressas nos paineis em papel amarelo.) Os textos em papel azul são reproduções de citações ou de documentos originais, por exemplo, passagens tomadas de cartas ou de obras de Marx e Engels, o texto da certidão de nascimento ou o diploma de conclusão do curso básico, etc. Os textos em papel verde são comentários de caráter científico, redigidos por colaboradores da “Karl-Marx-Haus”.