Exposição 1985.03 – As cidades da Itália em manifesto – 21/05/1985

(Transcrito do Folder)

“Le città d’Italia in manifesto”oferecem ocasião para uma viagem ideal através da península do norte ao sul, num itinerário quase completo, embora – por diversos motivos, sobretudo de espaço – não totalmente exaurível. Por outro lado, somente as capitais das províncias – vestustas de  história e de memórias dignas – são uma centena, mas os milenares acontecimentos italianos compreendem os casos dos mil e mil centros, cada um dos quais com seu próprio papel no enredo geral da velha Itália “comunal”.

A seleção das imagens atende, portanto, só ao motivo lógico de dar uma organização às suas sequências. Elas, então, foram dispostas em catálogo como se um visitante chegasse na Itália, pela França, e se abandonasse numa fantasia de vai e vem através das cadeias montanhosas dos Alpes, dos Prealpes e dos Apeninos, em direção aos mares, para desfrutar dos panoramas de sonho propiciados pelos vales, pelas costas, pelas praias, pelos rios, pelos lagos, pelos vulcões e pelos inumeráveis monumentos.

Para os paineis que são em número de noventa e um (e poderiam ser muito mais), foi utilizado o material gentilmente colocado à disposição principalmente pelos “Enti Provinciali per il Turismo”, mas também por umas das “Aziende Autonome”e por uns “Assessorati Regionali al Turismo”, que o Istituto Italiano di Cultura no Rio de Janeiro agradece sensibilizado pela cordial colaboração. O fotolito da capa foi adaptado de um cartaz enviado pelo “Ente Provinciali per il Turismo”de Viterbo.

A ideia de uma Exposição como esta surgiu – poder-se-ia dizer – de uma experiência concreta de trabalho. Diariamente, de fato, o Instituto recebe, das mais variadas partes do Brasil, os mais diferentes pedidos de folhetos ilustrados sobre a Itália.

A demanda, em geral, supera a capacidade da oferta por óbvios, diferentes e compreensíveis motivos. A mostra pode, então, equilibrar a demanda e a oferta, colocando diretamente à disposição dos interessados uma visão panorâmica da Itália.

Organizada a exposição, que abre ao público aqui no Rio de Janeiro – a porta continental do Brasil – ela será destinada, pelas razões expostas acima, a assumir um caráter itinerante, com a finalidade de alargar ao máximo sua mensagem, que consiste, essencialmente, numa vontade sempre mais aberta ao diálogo entre bons amigos: os italianos e os brasileiros.

Os nossos mais sinceros votos para “Le città d’Itália in manifesto”e que a exposição consiga cumprir a sua valiosa missão de cultura e de civilização.

Salvatore Amedeo Zagone
Diretor do Instituto Italiano de Cultura no Rio de Janeiro