Exposição 2003.04 – Salão da Bahia – 29/05/2003

Considerado um dos maiores painéis da produção plástica contemporânea nacional, o Salão da Bahia estará sendo visto pelo público de três capitais, entre abril e agosto de 2003. O evento, que acaba de ter a sua nona edição realizada pelo Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) em Salvador, entre dezembro de 2002 e março deste ano, vai percorrer a região Nordeste, começando por João Pessoa, na Paraíba, passando por Fortaleza, no Ceará, encerrando o giro por Recife, em Pernambuco.

Criado no início da década de 90, o Salão da Bahia é um concurso de alcance nacional que mobiliza anualmente milhares de artistas plásticos de todas as regiões do país e até de brasileiros residentes no exterior. Após um período de inscrições, é feita a seleção para uma grande mostra que ocupa diversas salas de exposições do MAM-BA. A mostra permanece em cartaz durante boa parte do Verão, período de grande agitação cultural na capital baiana. Anualmente, o Salão da Bahia premia seis dos 30 participantes e é justamente uma seleção dos premiados ao longo da história do evento que estará percorrendo os três estados nordestinos.

A grande mostra será exibida no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, entre 9 de abril e 11 de maio, seguindo para Fortaleza, onde estará sendo vista pelos cearenses no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará/MAUC, entre 29 de maio e 29 de junho. Em Recife, a seleção do Salão da Bahia será mostrada na Fundação Joaquim Nabuco, de 15 de julho a 24 de agosto. Serão apresentados trabalhos de cerca de 30 artistas em cada uma das capitais.

Para se ter uma idéia da magnitude do Salão da Bahia, somente na sua última edição, o Museu de Arte Moderna da Bahia recebeu inscrições de 1.697 propostas de artistas, de Norte a Sul do Brasil. Como acontece todos os anos, no dia da abertura seis participantes foram contemplados com Prêmios de Aquisição, no valor de R$ 15 mil, cada um, e um dos participantes recebeu o Prêmio Petrobras, no valor de R$ 5 mil, pelo conjunto da obra, além da distribuição de R$ 30 mil entre os selecionados, como ajuda de custo.

Instalações, pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, objetos, técnicas digitais e outras formas tradicionais e inovadoras de expressão têm integrado as grandes exposições que arrastam milhares de pessoas ao MAM-BA para conferir as principais tendências da produção plástica contemporânea no Brasil. Segundo o diretor do MAM-BA, Heitor Reis, “esta mostra itinerante inaugura uma nova fase para o nosso Salão, que após uma longa história de sucesso reunindo na Bahia o talento de artistas de várias partes do Brasil, agora vai poder ser visto em outros estados, cumprindo seu papel de divulgar estimular a produção de arte contemporânea em nosso país”.

Artistas participantes da exposição no MAUC:

Alexandre Nóbrega
Ana Miguel