Exposição 2003.4 – UFC em Quatrocentos Livros: 1995 a 2003 – 29/03/03

A exposição “UFC em Quatrocentos Livros: 1995-2003” foi realizada pela Editora UFC juntamente com a Imprensa Universitária e o Museu de Arte da UFC como uma celebração do intenso trabalho da instituição no campo da divulgação do conhecimento científico e popular por meio de livros.

Abaixo, o release da exposição:

“O livro é a principal vitrina da Universidade e um dos mensageiros que vão mais longe, repassando para a sociedade a contribuição da academia em termos de geração de conhecimentos, produção e difusão de cultura. Nos últimos oito aos, que correspondem ao período administrativo do Reitor Roberto Cláudio Frota Bezerra, os três programas editoriais da Universidade Federal do Ceará – Editora UFC, Coleção Alagadiço Novo e Imprensa Universitária – lançaram nada menos de 420 livros, produção diversificada e de alta qualidade, que abriu espaço para centenas de autores cearenses. Essa desempenho transformou a UFC em um dos principais pólos editoriais de toda a Universidade brasileira, resultando também em inestimável contribuição para a bibliografia cearense nas mais diferentes áreas.

A Coleção Alagadiço Novo, programa editorial da Casa de José de Alencar, foi responsável por mais da metade daqueles lançamentos, mérito a ser creditado ao Prof.  Antônio Martins Filho (- 1904 + 2002). A exposição UFC em quatrocentos livros: 1995-2003 é uma prestação de contas à sociedade daquilo que a instituição universitária editou e colocou no mercado livreiro nesses oito anos. É também uma homenagem da Universidade ao seu fundador, que dedicou os últimos anos de sua profícua existência ao ofício de semear livros.”

Acesse o release da exposição clicando aqui.

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do Mauc e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480