Exposição 2003.6 – Reabertura da Sala Chico da Silva – 29/03/03

Após reformas na infraestrutura do Mauc, nos espaços e ambientes das salas permanentes, ocorreu a solenidade de reabertura da Sala Chico da Silva, com diversas obras do artista que retratam dragões, aves e peixes, animais quase mitológicos, de cores vivas e em movimento, personagens característicos da obra de Chico da Silva.

Abaixo, texto de Pedro Eymar, feito para o acontecimento de reabertura da Sala Chico do Mauc no Mauc:

“Dois momentos compõem a exposição DO PIRAMBU A VENEZA na sala CHICO DA SILVA aberta agora em caráter permanente no MAUC. Primeiramente, uma obra pintada em 1948 – O Pássaro Pepino -, mostrando um Chico bem próximo dos muros do Pirambu. O desenhista de gestos largos e precisos vai se curvando diante da solvência dos guaches. No segundo momento, o ponto máximo da projeção internacional de Chico da Silva: os doze guaches da Universidade Federal do Ceará (sob a guarda do MAUC), que levaram o júri da Bienal de Veneza de 1966 a conceder a Chico uma Menção Honrosa, conforme testemunho de Clarival Prado Valadares. Estes guaches foram produzidos por Chico nas dependências do MAUC, entre 1959 e 1961. São os primeiros guaches assinados. Já maduro, o filho da Amazônia incorpora definitivamente à sua paleta o amarelo dourado da Terra do Sol. Mantém o mesmo vigor no equilíbrio dos elementos compositivos e deslumbra pelas ondas de pinceladas ininterruptas de uma variedade de vibrações indescritíveis. Sessenta anos se passaram desde a descoberta de Chico da Silva por Jean-Pierre Chabloz, em 1943. Com esta exposição, o MAUC espera contribuir, acima de tudo, para a restauração definitiva da identidade artística do Pinto Chico da Silva. A Associação dos Docentes da UFC, parceira na construção desta mostra, nossa mais profunda gratidão.”

Para acessar parte do catálogo, clique aqui, caso precisa de mais informações entre em contato com o Arquivo do Mauc.

O ARTISTA – Chico da Silva (1910(?)-1985) nasceu em Alto Tejo, no Acre, em uma família humilde, posteriormente veio a residir em Fortaleza onde imprimiu nas paredes da comunidade seus desenhos feitos de giz e carvão, desenhos estes que chamaram a atenção do artista plástico suíço Jean Pierre Chabloz. Depois da projeção que Jean Pierre proporcionou a Chico da Silva, o artista participa de diversas mostras e exposições, obtendo destaque dentro do circuito da arte Naif brasileira.

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do Mauc e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480