Exposição 2003.7 – Reabertura da Sala Aldemir Martins – 29/03/03

Após reformas na infraestrutura do Mauc, nos espaços e ambientes das salas permanentes, ocorreu a solenidade de reabertura da Sala Aldemir Martins, com diversas obras do artista que retratam animais de cores vivas e alegres, paisagens, elementos naturais e personagens  característicos da obra de Ademir.

Abaixo, texto de Estrigas, feito para o acontecimento de reabertura da Sala Aldemir Martins no Mauc:

“Na realidade, não seria eu a pessoa mais à altura de apresentar Aldemir Martins. Alguém do porte dele, isso sim, o colocaria na dimensão do seu talento e do valioso universo artístico que criou. No entanto, as circunstâncias, ou o destino, fazendo nossos caminhos se tocarem, também me fazem participar deste momento da arte em que se reinaugura, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, uma sala que recebe seu nome. Estou envolvido com o acontecimento, pois ele se originou do oferecimento que fiz, ao reitor Pedro Teixeira Barroso, de vinte e dois trabalhos de Aldemir Martins para a Universidade, com a condição de ela, acrescentando mais alguns que possuía, instalar esta sala. Esses trabalhos o autor os doara ao Minimuseu Firmeza, compondo eles uma sala especial. Mas o Mini é perdido (e achado) no Mondubim, sem uma instalação condizente com a qualidade dos trabalhos e a projeção do autor, até mesmo sem segurança para conservação e preservação dessas peças valiosas. Achei, então, que elas assim como o artista, mereciam um local mais condigno e favorável à sua função cultural. E hoje temos aí esta Sala, que é uma homenagem, entre outras, a quem tanto elevou o nome artístico do Ceará e do Brasil no panorama internacional da arte e nunca se desligou de suas origens. Ao contrário, delas tem se utilizado em toda sua vasta produção artística e delas se orgulhado em todos os momentos.”

Para acessar parte do catálogo da exposição clique aqui, caso necessite de mais informações entre em contato com o Arquivo do Mauc.

O ARTISTA – Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras – CE, no dia 8 de novembro de 1922. Pintor, gravador, desenhista e ilustrador, influente representante do modernismo brasileiro e considerado um dos nomes mais importantes do cenário artístico cearense. Sua coleção no MAUC é composta de  pinturas, litogravuras, desenhos e esculturas, que se desdobram sobre a representação do “ser” brasileiro, da natureza e do Nordeste – suas origens. Suas obras delineiam as representações dos cangaceiros, das rendeiras e da natureza nordestina, frutos da sua brilhante capacidade inventiva.

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do Mauc e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480