Exposição 2004.01 – Imagens e Literatura nos Postais – 24/03/2004

Iracema

José de Alencar

O autor de “Iracema” é uma das maiores expressões da Literatura Brasileira de todos os tempos. Nasceu em Messejana, antiga província do Ceará, em 1829, e faleceu em 1877, no Rio de Janeiro.
José Martiniano de Alencar exalta as lutas e o heroísmo do povo brasileiro. Com sua prodigiosa imaginação, ele descreve um Ceará belo e primitivo, das lendas ingênuas que ele quis ressuscitar, em sua tentativa de construir a identidade do povo brasileiro.

“Iracema”, que em Guarani significa “lábios de mel”, é provavelmente a mais encantadora lenda do Ceará. Ricamente emoldurado pela descrição da paisagem e do nativo cearenses, o romance conta a história de uma índia que se apaixona por um colonizador português. Por fim, eles têm um filho, cujo nome é Moacir, que significa “o filho da dor”.

Parte dessa narrativa encontra-se viva em nosso cotidiano, através do nosso povo, de nossos hábitos e paisagens. O registro fotográfico que aqui apresento comprova esse interlance entre a imagem e a literatura.
Assim convidamos você para ler e conhecer o Ceará…

Leda Freitas
(Iracema, Ed. ABC, Fortaleza – 1999)

Imagens e Literatura nos Postais

Esta é a primeira série do projeto Imagens e Literatura nos Postais. Tendo como finalidade o resgate e a ampla divulgação da Literatura Cearense através de cartões postais, a fotógrafa e guia de turismo Leda Freitas captou, graças a sua sensibilidade, imagens fotográficas culturais do estado do Ceará.

A série Iracema dá início a este projeto trazendo ao público o presente trabalho que associa vivências cearenses a fragmentos do romance de José de Alencar.

Ticiana Melo
(Professora da Universidade Federal do Ceará)

Exibir: subpáginas.