Exposição 2004.06 – Labirinto da Arte e da Vida – 12/08/2004

Exposição interativa do projeto coletivo de doutorado “Labirinto: me encontro nas coisas perdidas do mundo”

Curadoria: Andréa Havt Bindá Eduardo Loureiro Jr. Fabiano dos Santos

Ensaio fotográfico – Panoramas – Oficina com Geórgia Zaranza (16/08/2004) – Intervenção com Carlos Macedo (20/08/2004) – Oficina com Nice Firmeza (26/08/2004) – Intervenção com Nininha (27/08/2004) – Intervenção com Marcelo Santiago (28/08/2004) – Bienal do Livro no Labirinto (30/08/2004) – Visitas a esta exposição: – Colégio Jenny Gomes – Colégio Juarez Távora – Liceu do Ceará – EEFM Paulo Sarasate – Escola Figueiredo Correia – Faculdade de Educação – UFC – Serviço Social – UECE – Colégio Novo Conceito – Instituto Educacional Canarinho – Alpendre – Centro Educacional Padre Cícero – Colégio Nossa Senhora das Graças

Apresentação

Todo mundo conhece um labirinto: o passatempo de revista infantil, o brinquedo de praça ou parque, o artesanato de renda, as aventuras de Teseu e Ícaro, tia Nastácia fazendo bolinhos para o Minotauro. Todo mundo já se sentiu em um labirinto: o trânsito nas grandes cidades, as veredas do sertão, um lugar desconhecido, a complexidade da vida moderna, o fluxo do pensamento, os encontros e desencontros do amor. Todas essas dimensões estarão representadas no MAUC, que será transformado em um labirinto. Artistas e Profissionais de diversas áreas criarão situações a serem percorridas e experimentadas de forma livre pelo visitante. Uma oportunidade para se divertir, aprender, se emocionar, interagir, se perder e se encontrar. Para criar espaços de trocas de experiências sobre o papel da educação no mundo atual, representado pela figura complexa do labirinto, haverá intervenções diárias na exposição, vivências em grupo, guiadas por artistas e educadores, e um ciclo de palestras.

Andréa Havt Bindá

– Doutoranda em Educação pela UFC, integrante do projeto Labirinto, desenvolvendo o conceito de diálogo. Graduada e Mestre em Antropologia pela UnB. Professora universitária.

Eduardo Loureiro Jr.

Doutorando em Educação pela UFC, integrante do projeto Labirinto, estudando o conceito de não-linearidade. Mestre em Educação também pela UFC. Professor universitário. Cronista. Autor de livros infantis. Editor do site cultural O Pátio.

Fabiano dos Santos

-Doutorando em Educação pela UFC, integrante do projeto Labirinto, investigando o conceito de experiência. Mestre em História pela PUC-SP. Professor universitário. Produtor e Consultor de eventos culturais. Autor de livros infantis.

Situações

As situações que comporão o labirinto foram criadas a partir de uma lista de conceitos, usados para estabelecer a relação labirinto-educação: Sensação de perder-se, confinamento, inacabamento; Bifurcação; Investigação, Exploração; Obstáculos; Sentidos; Verticalidade; Fio; Rede; Inimigo (Minotauro); Interatividade; Complexidade; Autonomia; Diálogo; Experiência; Não-linearidade; Transdisciplinaridade. Elas serão dispostas no sentido de formar uma única obra – o Labirinto – ocupando quatro salas do MAUC, aproximadamente 560 m2.

Lista das propostas (autoria entre parênteses):

Dois labirintos:

haverá duas entradas e em uma das salas será montado um corredor de atividades que fará a fronteira entre os labirintos. O visitante terá de achar uma passagem nesta mesma sala ou retornar pelas salas onde ficarão as entradas dos labirintos. (doutorandos)

Fio de Ariadne ou máscara:

a pessoa pode optar por entrar com o fio de Ariadne ou com uma máscara. Haverá espaço para guardar os pertences dos visitantes. (doutorandos)

Desafios:

caixas com indicações de outras atividades do labirinto, que não aquela que o visitante estiver vivenciando, para estimular a exploração. (Carolina Ruoso)

Fantasia:

fitas nas sete cores do arco-íris sairão da entrada do Museu. À medida que duas ou mais fitas se cruzem haverá um ou mais elementos de sete coleções com temas variados. Cada coleção é composta de estandarte, roupas e livros feitos de papelão e retalhos. As pessoas poderão se ver como se estivessem usando as roupas ou fantasias. (Geórgia Zaranza) Portais: slideshow com imagens de portais e textos projetados sobre eles. O visitante atravessa uma dessas projeções para entrar no labirinto. (Érica Zíngano e Eduardo Verderame)

Campo Minado:

serão formados caminhos possíveis feitos com caixotes, passando pelas várias atividades dispostas em uma das salas. Ao pisar em alguns desses caixotes, o visitante acionará um som e uma luz. (Fábio Marques) O chão será camuflado com materiais diversos para que se possa experimentar texturas diferentes a partir dos pés. Exemplos de texturas: pedras, folhas secas, sementes… (doutorandos)

Círculos: