Exposição 2004.8 – Figuração Humana – 02/12/04

Obra do artista Fernando França. Sobre um fundo branco e etéreo pessoas diversas com roupas coloridas andam de bicicleta numa faixa sinuosa que reflete os personagens.

A exposição “Figuração Humana” apresenta para o público do Mauc os quadros do pintor Fernando França. Utilizando cores próprias à obra, Fernando França trabalha suas composições através de formas geométricas  que dão vida à inúmeras musas, objetos e animais que compõe os quadros.

Abaixo, texto de Descartes Gadelha, intitulado “O Prazer da Cor na Obra de Fernando França”:

“Não obstante o laborioso método, a cada edição, Fernando França abre, generosamente, uma janela com novas possibilidades técnicas e temáticas. Entretanto, seu campo criativo muito fértil e heterogêneo ou até fragmentário não abala sua constante unidade estética; pelo contrário, essa riqueza de elementos plásticos diversificados só fortifica a construção de sua trajetória artística.

Nota-se, dentro das áreas circunscritas do desenho, um cuidadosa seleção e ajustamento de cores em suas mais diversas gradações. Mas essa atitude laboratorial não compromete o emocional e poético.

O colorido lírico e suave, quase caleidoscópico, parece uma alegoria nostálgica a um tipo de adolescência que já não existe nessa era de internet. Apesar do ritmo vibrante e dos diversos compartimentos de cores um tanto congestionados, o resultado de cada peça não agride nem causa incômodo ao observador. É a conclusão de fazer arte com prazer.

Consciente de sua missão, Fernando França constrói, com a aparência dos grandes sábios, seu próprio caminho, pavimentando-o com o que há de melhor do ensinamento dos grandes mestres, ou seja, o devido domínio do desenho, da composição e da cor.

Vê-se no Bojo de sua obra, ora exposta, uma potencialidade vocacionada para o muralismo (grandes pinturas parietais), graças à forma monumentalista da composição dos grandes planos, nas zonas de colorido chapado harmonizado ao ritmo cadenciado dos elementos gráficos.

Como colega de Fernando França e observador do seu trabalho, considero a sua arte relevante e representativa da nossa cultura.”

O ARTISTA– Fernando França é desenhista e pintor. Mestre em Literatura pela UFC. Participou de diversas mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do Mauc e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480