Exposição 2005.04 – Henrique Martins – Phytografias – 02/06/2005

A fotografia de Henrique Martins repassa conteúdos ao mesmo tempo complexos e elementarmente simples. Complexos porque mesmo quando se posta a serviço de uma suposta descrição, arrasta consigo inumeráveis ingredientes de particular pregnância, facilitando ao ato de ver a eleição de um sistema de prioridades visuais. Simples porque se posta, de início e propositadamente, em uma condição quase didática, talvez inconsciente e indiretamente ou, simplesmente pelo propósito de exercitar a estética na sua forma mais pura. Aqui, a investigação assume ares de postura zen. Arte e técnica se fundem sem o mínimo esforço.

Ao buscar os recortes, as minúcias e os detalhes (quase) escondidos assume o expressionismo das formas atribuindo-lhes valores de inconteste unicidade visual.

A fotografia de Henrique Martins não é atípica: como objeto da sua verve carrega o seu estilo e sua marca, como elemento estético é o resultado da profissão de fé de profissionais que ganharam o direito de domar o exercício do olhar.

Geraldo Jesuino / Designer Gráfico

Visita de estudantes: