Exposição 2005.1 – Ensaios & Experiências – 15/02/05
A exposição “Ensaios & Experiências: Concludentes Artes Plásticas Cefet 2005” é uma exposição que mostra as produções artísticas dos concludentes do Curso de Artes Plásticas do CEFET – hoje IFCE -. São trabalhos primorosos que buscam a máxima capacidade de representação dos artistas, sem deixar de lado soluções ousadas do processo de experimentação desses artistas que ingressam na vida profissional. Abaixo, algumas obras e comentário dos artistas sobre elas:
Quadrinhos nos Quadros. Quadros nos Quadrinhos: possíveis interações da linguagem da pintura e da histórias em quadrinhos. – João Bosco
Apresentação da obra pelo artista: “Esta é um trabalho de pesquisa para a conclusão do curso de artes plásticas do CEFET-CE. ele tem carácter prático, e o objeto da pesquisa são pinturas que mesclam a linguagem pictórica com as histórias em quadrinhos. São ao todo sete telas, pintadas com acrílica, que abordam a figura humana e sua relação com questões ligadas à solidão, à vaidade, entre outras problemáticas do homem, ou à fragmentação da imagem através do uso da arte seqüencial.”
Pornopop Subliminar: o erotismo inserido na pop art. – Adams Rebouças.
Apresentação da obra pelo artista: ” Utilizando como referência a Pop Art, a Arte Erótica e até mesmo usando de influência dos quadrinhos japoneses, o trabalho final eclode na estruturação de pinturas que têm como característica a utilização de um jogo divertido de imagens, mesclando cenas eróticas aos elementos da Pop Art em busca de um resultado interessante e autoral.”
Desconstruindo Patrimônios: um olhar crítico sobre a paisagem urbana. – Wendel Alves
Apresentação da obra pelo artista: “Interferências na paisagem urbana utilizando fotos jornalísticas de prédios públicos. Uma visão sombria do futuro dessas edificações mais importantes. Protesto ao descaso com nosso patrimônio edificado. Caos e abandono, sejeira e desconfiguração, aumentadas e dimensionadas sugerindo uma profunda reflexão de nossa história.”
Conceito e Processo de Gravura: discutindo a gravura a partir de experimentos pessoais. – Antenor Lago
Apresentação da obra pelo artista: “Este trabalho de pesquisa expõe e discute o conceito e processo da gravura a partir de experimentações pessoais. Constatei que a gravura permite muitos processos de experimentação, como foi demonstrado na relatório de pesquisa. Com o entendimento do conceito de gravar como forma de registrar, de fixar uma idéia, me permitiu buscar processos de experimentação bem simples como: escavar a terra, o calor e a luz do sol como agentes de gravação. Os procedimentos usados na pesquisa ajudaram a conhecer alguns sinais da linguagem, da gravura, tais como: o processo, a gravura matriz, a gravura impressa, o sulco e a incisão.”
Auto Retrato: na Pluralidade do Eu – Ronaldo
Apresentação da obra pelo artista: “A proposta desse trabalho está voltada para o retrato, gênero da arte que há bastante tempo existe como uma prática profissional, e agora uma pesquisa acadêmica. Foi estruturado em cima dos trabalhos de Artistas que se auto retrataram e que imprimiram sua identidade na tela.”
Para ter acesso ao catálogo da exposição, clique aqui.
O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.
Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do Mauc e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.
Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480