Exposição 2005.8 – Belchior – Cidadão de Fortaleza – 15/06/2005

À frente da imagem vê-se quadros da exposição, no lado esquerdo, no centro da imagem mais à direita é possível ver Belchior com entusiasmo abraçando uma moça que prestigia a exposição, ele está com uma jaqueta jeans e ela com uma bolsa de couro marrom nas costas. Ao fundo estão pessoas que olham um catálogo.

Com cerca de 140 desenhos e pinturas desenvolvidos por Belchior desde a década de 70, a exposição teve a curadoria de Edna Prometheu e fez um paralelo entre o número de trabalhos apresentados e os 140 anos de aniversário da primeira publicação da obra Iracema de José de Alencar, além de comemorar o título de “Cidadão de Fortaleza” entregue a Antonio Carlos Belchior pela Câmara Municipal de Fortaleza.

As pinturas apresentadas, possuíam em sua totalidade a predominância de tons saturados, representando personagens comuns, cancioneiros, mulheres, edifícios e paisagens urbanas, voltando-se também para temas de natureza e composições abstratas.

Além das obras da exposição, Belchior também fez a interpretação de um pequeno trecho da obra de José de Alencar e apresentou junto com sua banda canções e composições de sua autoria.

Para ter acesso ao catálogo da exposição, clique aqui.

O ARTISTA – Antônio Carlos Belchior (1946-2017) nasceu em Sobral – Ce e durante sua infância foi cantador de feira e repentista. Estudou música coral e foi programador de rádio em Sobral, mudando-se para Fortaleza em 1962 para cursar Filosofia e posteriormente Medicina, na UFC. De 1967 a 1970 apresentou-se em festivais musicais no Nordeste e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1971, e posteriormente para São Paulo em 72. Fez sucesso juntamente com outros jovens cantores do ceará da década de 70, que ficaram conhecidos como “Pessoal do Ceará”. Seu álbum “Alucinação”, de 1976, é considerado por vários críticos musicais  como um dos mais revolucionários da MPB e um dos mais importantes de todos os tempos da música brasileira.

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do Mauc e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480