Exposição 2013.3 – O Exercício da Pintura à Óleo – 14/05/2013

Imagem de folder da exposição, do lado direto uma pintura de um homem em tons de vermelho, laranja e amarelo, a silhueta do artista se sobrepões em preto por cima da imagem.

De autoria do artista plástico cearense Francisco Wagner, a exposição “O Exercício da Pintura à Óleo” contou com a produção cultural de Henrique Medeiros e produção executiva de Higino Farias, exibindo ao público obras que compõem os diversos temas da obra do artista, como paisagens, pinturas figurativas, florais e abstrações. Nas palavras do crítico de arte Eduardo Evangelista:

“alusões geométricas, florais e expressões que transmitem um misto de brasilidade e de universos particulares (…) São trabalhos de pura arte, onde o labor artesanal se funde com o do fazer artístico puro, resultando em trabalhos que comovem pela singeleza dos detalhes, pela riqueza inventiva e pela singularidade daí resultante”

O ARTISTA – Francisco Wagner Nepomuceno nasceu em Pacoti, na região do Maciço de Baturité (Ceará), tendo iniciado muito cedo sua trajetória como desenhista e pintor. Sua obra sofre fortes influências da exuberância da natureza daquela cidade serrana. São pinturas e desenhos com movimento, texturas e cores em composições sem limites entre o real, o surreal e o abstrato. Em 1983, Wagner ganhou o Prêmio Pirelli de Aquisição, escolhido entre os 20 melhores “pintores jovens” do Brasil.

No Ceará, o artista participou de inúmeras exposições coletivas, com destaque para oito edições do Salão de Abril e cinco exposições individuais. Fez, ainda, exposições individuais e coletivas em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Salvador. Seus trabalhos estão representados nas coleções do Banco do Nordeste, Museu Firmeza e Pirelli (prêmios Aquisição). Formado em Pedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e pós-graduado em Metodologia do Ensino da Arte, Wagner também tem experiência como arte-educador, em cursos de desenho, pintura, estamparia, dentre outras artes.

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do Mauc e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480