Exposição 2014.6 – Erudito, Tradicional e Pop – 01/12/14

Como parte da programação do Festival UFC de Cultura de 2014, a exposição “Erudito, Tradicional e Pop: Três Dimensões das Artes no Ceará” retrata as diferentes formas das artes plásticas cearenses, com obras de Descartes Gadelha em homenagem ao contista cearense Moreira Campos (1914-1994), imagens religiosas esculpidas em madeira por Mestre Noza (1897-1983) e esculturas produzidas com material de refugo com autoria de Zé Pinto (1925-2004).

A exposição trouxe à público obras de Mestre Noza que compõem a coleção particular de Renato Casimiro, cerca de cinquenta e nove escultura que representam os santos e beatos que batizam diversas ruas da cidade de Juazeiro do Norte, encomendadas ao artista em 1970. Já as obras de Zé Pinto compõem tanto de coleções particulares quanto do acervo da UFC, mostrando a forma inventiva com que o artista usa o material de sucata para retratar personagens do imaginário da cultura popular.

Durante a abertura da exposição lançou-se o livro Noza – O escultor do Padre Cícero, organizado pelo Prof. Gilmar de Carvalho.

Clique abaixo para conferir as imagens dos preparativos da exposição:

Preparativos de Exposição no MAUC | Foto: Guilherme Braga

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do Mauc e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480