Exposição 2019.10 – Panorâmica Gráfica: do individual ao coletivo – 03/08/2019

(Transcrito do Livreto)

Conhecer e conviver com Silvano Tomaz e Gerson Ipirajá, ao longo desse tempo, no ateliê de gravura, foi um prazer conquistado passo a passo. O processo de trabalho artístico com a gravura num ateliê coletivo é feito de convivência e alteridade, alusões importantes nas dinâmicas de ensino e aprendizagem.

Tive o privilégio de encaminhar esses dois talentos ao campo da gravura como professor. E hoje, tenho a oportunidade de compartilhar das experiências e resultados de ambos, produzidos no ateliê da gravura EAOTPS – Escola de Artes e Ofícios Tomaz Pompeu Sobrinho.

É importante salientar a importância desse ateliê livre que é monitorado por Tomaz e Gerson, num trabalho de orientação voluntária.

A escola abriu suas portas para os artistas e tornou-se um espaço de atuação e expansão social do conhecimento e produção das artes gráficas no Ceará. Com isso,o ateliê da EAOTPS, proporciona não apenas a convivência, mas o fazer artístico através de um processo de confiança mútua, de práticas e pensamentos das artes gráficas, onde Tomaz e Gerson muito contribuem. Apoiando-se no amplo espectro das diversas linguagens da gravura como: a xilogravura, linóleo, gravura em metal, litografia e outras experimentações.

Os dois gravadores constroem a riqueza visual de seus trabalhos nessa exposição.

Podemos observar em Tomaz a busca por colocações visuais, onde o sentido da razão se dilui apoiado por um grafismo inquietante, numa divisão entre o interior e o exterior. A figura e o traço têm necessidade de liberdade e, assim, a surpresa e o encantamento faz parte da sua produção.

Em Gerson Ipirajá observamos um trabalho de grande força, onde o signo e o artista dialogam. Mas ele também é orgânico, portanto, não só reverbera nas questões semióticas como tem um encontro natural, ancestral com o signo que faz parte da sua personalidade visual.

Enfim, podemos ver nos trabalhos dos dois artistas uma influência mútua, mas com elementos estéticos que permitem a vivência sem perderem suas particularidades, nas questões estéticas e conceituais. Essas influências são próprias de um ateliê coletivo que permite de forma ampla, a convivência e o crescimento artístico.

Eduardo Eloy
Professor e artista visual – 2019

Gerson Ipirajá

2019 – Trajetória Gráfica – 25 anos de atividades – Aracati, CE – Brasil