Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – M A U C

Área do conteúdo

Exposição 2020.12 – Arte Sob o Microscópio: imagens para recordar – 01/12/2020

(Transcrito do catálogo)

A relação arte e ciência…

Quando a ciência desperta a arte, nos deslumbramos com imagens que encantam e incitam a curiosidade… Como não se impressionar em ver algo invisível, a olho nu? Esta invisibilidade encontra-se aqui revelada. Completamente despida. Às vezes, colorida, fluorescente ou em preto e branco. Tal encontro com o antes, imperceptível aos nossos olhos, é permitido por lentes de microscópios.
Uma tecnologia que data do século XVII. Uma descoberta que promoveu a ciência. Uma ferramenta que se expande em sofisticação e capacidade de resolução. A microscopia é um método de aquisição de imagens que nos surpreende em escala crescente.

Seu campo de atuação envolve a Física, a Biologia, as Engenharias, a Medicina… As descobertas obtidas com o auxílio dos diferentes tipos de microscópio foram fundamentais para o desenvolvimento da ciência e as imagens que, agora podemos apreciar, nos mostram uma beleza inspiradora.

Virgínia Cláudia Carneiro Girão-Carmona
Professora do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Idealizadora da exposição Arte sob o Microscópio


Arte sob o microscópio e Mauc: um exemplo de parceria

Arte e ciência são lugares de encontro da sensibilidade, da dúvida, do questionamento e dos conhecimentos empírico e científico. A primeira edição do projeto Arte sob o Microscópio chegou ao Mauc, em 2017, como um presente que se realizou dentro do Departamento de Morfologia da UFC. O sucesso da edição e da parceria superou as expectativas e, no ano de 2018, uma nova edição foi pensada. Mais uma vez, o museu integrou a realização do projeto. Naquele momento, como parte dos Encontros Universitários.

Em 2019, para além de uma mostra artístico científica, a exposição ocupou uma sala no Museu de Arte. Imagens de ampliações de lâminas e microscópios “invadiram”, no melhor dos sentidos, o circuito expositivo do Mauc, despertando no público a curiosidade de olhar por meio das lentes o mundo microscópico. Encantaram-se com as imagens captadas e surpreenderam-se com as suas origens: gotas de sangue, fragmentos de órgãos, entre outros! Os nomes e títulos nos levaram a uma viagem pelas imagens e nos fizeram ver detalhes que, a olho nu, seriam impensáveis.
A pandemia chegou no início de 2020 e nos isolou em casa… Mas a arte e a ciência encontraram formas de se fazerem presentes no seio familiar cotidianamente, seja por meio de ofertas de atividades de lazer e cultura, seja por meio de descobertas de tratamentos e da possibilidade de medicamentos e vacinas eficazes para o controle da doença. Ambas salvaram e ainda salvam vidas. Deram também a todos nós a esperança de dias melhores.

Pensada, inicialmente, para acontecer novamente em formato presencial, Arte sob o Microscópio chega agora ao espaço virtual/digital do Mauc com uma Edição Premium em 2020 para encerrar o calendário de eventos e exposições do museu. Uma edição que traz ao olhar do público as obras premiadas nas três edições anteriores e que encerra um ciclo de trabalho árduo e apaixonado. A idealização da união entre Arte e Ciência por meio da Exposição Arte sob o Microscópio despertou a paixão e a curiosidade pelo tema. Acreditamos que todas as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente no projeto, jamais olharão da mesma forma as lentes do microscópio.

Vida longa à Arte e à Ciência!
Graciele Karine Siqueira
Diretora do Museu de Arte da UFC


A importância dos microscópios para a ciência

A ampliação dos nossos sentidos por meio dos microscópios permitiu à humanidade viver essa grande “aventura” chamada ciência. A invenção dos microscópios ópticos nos permitiu o acesso direto, por meio de imagens, ao mundo na escala micrométrica (0,000001 m = 1 milionésimo do metro), permitindo avançar no entendimento do mundo da microbiologia por meio da observação direta de células, organelas celulares, bactérias e fungos, etc.

Os atuais microscópios eletrônicos, construídos no século XX, ampliaram nossa visão para o mundo na escala manométrica (0,000000001 m = 1 bilionésimo do metro), revelando detalhes de estruturas e fenômenos das nanopartículas, sejam inorgânicas e funcionais (partículas virais, por exemplo) em nível molecular e atômico. Experimentos em ultra-alta resolução já permitem fazer
imagens com resolução abaixo de 1 Angstrom (0,0000000001 m= 1 décimo de bilionésimo de metro).

Os mundos, nas escalas microscópica e nanoscópica, esculpidos pela natureza e/ou pelos cientistas (estruturas sintéticas) são plenos de novas arquiteturas moleculares, que, além de propriedades físico-químicas excepcionais, possuem uma beleza singular, verdadeiras obras de arte. O evento “Arte sob o Microscópio” divulga para a sociedade as formas e as belezas que a comunidade científica captura nas lentes dos nossos microscópios, alguns deles instalados na Central Analítica [1]. . A exposição nos brinda com Ciência e Arte a intimidade de um mundo invisível aos nossos olhos.

[1] Disponíveis em: www.centralanalitica.ufc.br

Antonio Gomes Souza Filho
Professor do Departamento de Física e Coordenador
da Central Analítica da Universidade Federal do Ceará


Arte sob o microscópio: um pouco da sua história

A exposição Arte sob o Microscópio é uma iniciativa da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina em parceria com a Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua realização conta com o apoio da Central Analítica da UFC; da Seara
da Ciência; do Escritório-Modelo de Design da UFC e do Museu de Arte da UFC (Mauc).

A junção de diferentes talentos permitiu a realização de três edições da exposição, em 2017, 2018 e 2019, possibilitando que imagens de rara beleza pudessem ser, por todos, apreciadas.

Neste catálogo, você poderá conhecer as imagens premiadas nas edições anteriores e que constituem a mostra da Edição Premium. A exposição permitiu a apresentação de fotografias obtidas por três técnicas de microscopia: microscopia óptica, microscopia confocal e microscopia eletrônica.

A microscopia de luz, também chamada de microscopia óptica, possibilita através de um processo de transluminação, que a amostra seja visualizada em aumentos que variam de 40 a 1.000x, permitindo a observação de imagens deslumbrantemente belas.

Na microscopia óptica confocal, a iluminação é fornecida por uma fonte a laser. Amostras são marcadas com uma molécula fluorescente e as imagens capturadas são reconstruídas com o auxílio da computação. Ao final, as imagens apresentam colorido intenso e notável beleza.

As microscopias eletrônicas de transmissão (MET) e de varredura (MEV) baseiam-se na interação entre elétrons e os componentes da amostra. Permitem a visualização de estruturas com riqueza de detalhes em aumentos de até 1 milhão de vezes na MET e 300.000 vezes na MEV. As imagens produzidas causam encantamento pelos seus notáveis tons de cinza.

Agradecemos a todos que contribuíram para que pudéssemos e possamos apreciar a arte que se encontra por trás da ciência.

Virgínia Cláudia Carneiro Girão-Carmona
Professora do Departamento de Morfologia
da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Idealizadora da exposição Arte sob o Microscópio


Catálogo

Acesse o catálogo da exposição no repositório da Exposição Arte Sob o Microscópio 2020 no Repositório Institucional da UFC no link a seguir: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57001.

A edição 2020 da exposição Arte Sob o Microscópio apresentou as imagens premiadas nas três mostras anteriores, de forma on-line, nos perfis do Mauc nas redes sociais e também no Flickr do Museu (link a seguir: https://www.flickr.com/photos/182111802@N04/albums/72157718432209627).

Além disso, foram produzidos episódios de podcast em que os autores das imagens obtidas por diferentes técnicas de microscopia explicam os significados de suas obras, esse conteúdo pode ser acessado no link a seguir: https://anchor.fm/arte-sob-o-microscpio.

Acessar Ir para o topo