Português

Exposição 2020.7 – I Exposição Virtual Infanto-Juvenil

Apresentação 

De repente, um silêncio sepulcral das pisadas e corridas, das vozes e dos risos, dos questionamentos e das afirmações, dos sons mais discretos aos mais estridentes e até mesmo das birras e choros, ecoou em nossos ouvidos. As unidades educacionais e as instâncias de ensino são parceiras de longas datas dos museus, em especial do Museu de Arte da UFC – Mauc e diariamente, quando das portas abertas, recebemos inúmeras crianças e jovens, acompanhados pelos docentes, pelos pais, pelos familiares ou com os amigos em nosso espaço museal.

Sabemos dos desafios dos pais e responsáveis em manter as crianças e jovens em distanciamento social, longe dos avós e das pessoas mais idosas da família, dos amigos, dos colegas da escola, do condomínio ou das atividades complementares. Assim, convidamos as mamães, os papais e os responsáveis que estavam e que estão ainda se virando nos 30 para criar a rotina saudável de estudos, de brincadeiras, de descobertas artísticas, de acesso ao mundo virtual e de descanso, para se juntarem ao Mauc nesta primeira experimentação artística digital infanto-juvenil.

Algumas crianças e jovens que participaram desta exposição já experimentaram o universo artístico em casa ou nas escolas, em oficinas ou cursos, em atividades como Férias no Mauc ou no Corredor Cultural Benfica ou após visitas a espaços culturais. Outros, estão sendo apresentados ou estimulados somente agora durante a pandemia com as atividades digitais oferecidas por instituições de ensino, museais e culturais! 

As crianças e os jovens, fazem parte do cotidiano do Mauc e por isso, pensamos algumas ações específicas para este público dentro da nossa programação digital realizada durante o período pandêmico. Entregamos dois cadernos de colorir, uma exposição infanto-juvenil com as produções artísticas imaginadas e criadas durante esta pandemia da COVID-19 e várias oficinas gravadas e disponibilizadas em nossos canais de comunicação. 

Por fim, agradecemos às crianças e aos adolescentes por nos presentearem com seus universos lúdicos e criativos e às mães, aos pais, aos responsáveis, aos familiares e às professoras que atenderam ao nosso chamado e os inscreveram em nossa mostra. Como forma de agradecimento, disponibilizamos este e-book com o objetivo de preservar a memória deste lindo evento realizado em tempos tão difíceis e desafiadores. A todas/os envolvidos na execução deste projeto, o meu Muito Obrigada! 

Viva a Arte! Viva os Museus!

 

Graciele Siqueira

Diretora do Museu de Arte da UFC

 

Comunicação

O Núcleo de Comunicação do Mauc (NC) atuou na 1ª Exposição Infanto-Juvenil Virtual do Mauc com a produção das peças de divulgação da sua convocatória, as capas das postagens diárias e a realização destas. As peças foram pensadas com elementos de atividades que já foram oferecidas pelo museu como Oficina de Origami, de Isogravura e de Pintura, todas para o público infanto-juvenil. Por serem elementos com formas diferentes e cores que já chamam atenção por si mesmos, optamos por deixar a cor branca para o fundo destas peças, alteramos apenas a cor, que era única visando não haver nenhum tipo de distinção entre os expositores, e o nome dos artistas de cada dia.

Para o NC foi uma alegria poder levar para as redes sociais e para o Flickr do Mauc diariamente as criativas, coloridas, reflexivas criações das crianças e adolescentes que participaram da mostra. Acreditamos que esta foi uma maneira bem direcionada que o Mauc investiu para estar presente com este público que é uma parcela significativa dos nossos visitantes. Especialmente nestes dias de isolamento social, pensamos que esta iniciativa abriu um canal de comunicação entre eles, as família e os amigos, pois os comentários nas postagens eram muitos, além dos compartilhamentos. 

Sabendo da importância de a arte se fazer presente nos primeiros anos de nossas formações, parabenizamos e agradecemos a todas e todos os participantes, bem como àquelas e àqueles responsáveis pelas inscrições!

 

Kathleen Silveira

 

Educativo

A I Exposição Virtual Infanto-Juvenil do Mauc coloriu os nossos dias e inundou o museu de muita criatividade, imaginação e serenidade. Os tempos difíceis de pandemia têm produzido muitas transformações nas formas como nos relacionamos, como vivemos e nos sentimentos e como também fazemos arte e museu. Cada jovem e criança, de sua casa, compartilhou um pouquinho de seu universo particular conosco, por meio de obras de arte e seus encantos. 

O Núcleo Educativo colaborou na montagem com a organização das informações e nas respostas às inscrições. Além disso, desenvolvemos uma proposta de criação de vídeos, nos quais pedimos às crianças e jovens que falassem para nós sobre o que sentiram ao fazer as obras enviadas, como se sentiram vendo a postagem e as respostas foram um turbilhão de fofura e muitas reflexões sobre o que é fazer arte em tempos de COVID-19. Comoveu-nos enormemente o empenho de professoras que, buscando incentivar os seus estudantes, enviaram-nos as suas inscrições, como a Prof.ª Renata Facó. Em um dos momentos mais difíceis de nossa história, a arte e a educação mostram-se mais do nunca essenciais, vitais à nossa existência e sobrevivência. 

Parabéns para todas as crianças e jovens participantes da exposição, aos seus pais, mães, responsáveis, às professoras(es) e a todas(os) que de algum modo contribuíram para que a exposição fosse realizada e que nos lembrasse, diariamente, pelo traços e cores infantis, que é preciso ter esperança e acreditar que superaremos o momento delicado que atravessamos. A arte infanto-juvenil nos inspira e provoca sonhos e um desejo ainda maior de que todas e todos tenham acesso à arte, à cultura e ao patrimônio. Essa é a nossa missão e seguiremos firmes nesse propósito. Até breve!

 

Saulo Moreno Rocha

Artistas Participantes:

Alicia de Oliveira Torres Débora Monteiro José Emanoel Freitas Oliveira Maria Sofia
Ana Elis de Lima Pessoa Elias Emanuel Cardoso Melquiades Jose Lorenzo Aguiar Moreira de Sousa Maria Valentina Capistrano Brasileiro
Ana Letícia da Costa Elise de Aquino Justo José Miguel Marielly
Anne Myrella do Nascimento Enzo Rafael de Vasconcelos Nobre Júlia Vilar Niedja Duarte
Antonio Ariel de Sousa Reis Ester Bezerra Jorge Larissa Cristina Pedro Daniel Freire Gonçalves
Arthur Cabral Carrijo Francisco Helton da Silva Moreira Laylah Maryah Moura Gomes Damasceno Pedro Henrique Silva Lopes
Caio de Oliveira Correia Ian Silveira Raulino Lis Farias Kayatt Vasconcelos Rebeca Beneduce Nascimento
Caio Silva Damasceno Isaque Pontes Silva Luiz Miguel Roberto de Andrade Bessa
Cecília Facó Cidrão João de Brito Mendes Luiza Vilar Samuel Dorta de Oliveira
Daniel Monteiro João Gabriel Joia Maria Eduarda Oliveira do Nascimento Sarah Rebeca Oliveira do Nascimento

 

Saynara Marreiro Thayná Matos Victor Patrick Alves Correia
Sofia Mateus Thuane Maria Gonçalves Santos Silva Yorrana Gabrielli de Sousa Timóteo
Thaemilly Alves Batista Timóteo Pontes Silva Yuri Lorenzo Silva Lopes

 

Convocatória: 

A convocatória da exposição pode ser visualizada clicando aqui

Acervo:

O acervo da exposição pode ser visualizado clicando aqui

 

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do MAUC e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480