Exposição 2020.9 – NossArte: a exposição dos trabalhadores da UFC

Banner de divulgação da exposição NossArte. (Foto: Mauc)

A NossArte é a primeira exposição pública exclusiva de obras artísticas de trabalhadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e é uma realização da PROGEP, executada pela Divisão de Programas e Projetos Culturais (DIPPC) da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT). A Exposição NossArte já teve três edições (2018, 2019 e 2020), todas com o apoio do Museu de Arte da UFC (Mauc), e faz parte da programação da Semana do Servidor que comemora o Dia do Servidor Público (28 de outubro).

Este projeto inovador, foi idealizado com o intuito de valorizar os artistas plásticos que trabalham na UFC, fomentar a produção de bens culturais e a fruição artística na instituição, promover a qualidade de vida da comunidade interna e externa por meio da arte, e contribuir para a documentação da produção desses artistas.
Em 2020, devido as mudanças impostas pela pandemia, a Comissão organizadora da 3ª Exposição NossArte (equipe da DIPPC) adaptou, de forma criativa, a exposição para o formato virtual utilizando os recursos disponíveis, conseguindo garantir a participação de todos os trabalhadores da instituição: servidores docentes e técnicos, ativos e aposentados; empregados da EBSERH e funcionários de empresas terceirizadas (que trabalhassem na instituição).
Esta edição contou com a participação de 47 artistas, todos servidores; 132 obras; e, até o dia 18 de novembro de 2020, a exposição obteve 1.140 visualizações, ultrapassando todas as expectativas! Esta realização foi resultado de um esforço conjunto, sincronizado e um trabalho qualificado, no qual o material produzido pela Divisão foi disponibilizado, paulatinamente, pela equipe do Mauc, por meio de quarenta postagens no Instagram do museu [1] e uma exposição virtual com todas as obras, foi publicada no seu Instagram, Facebook e Flickr [2] a qual ficou disponível a partir de 26 de outubro de 2020. [ Links: 1. https://www.instagram.com/museudeartedaufc/ ; 2.
Agradecemos a todos os artistas que confiaram em nessa proposta, o apoio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP); da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho; do Mauc, em especial o Núcleo de Comunicação, na pessoa da servidora Kathleen Silveira e do bolsista Thiago da Silva Nascimento; aos participantes da Comissão de avaliação, que trabalharam graciosamente e com ética, contribuindo para garantir a lisura do processo; mais um meio para o reconhecimento dos nossos artistas, fruição pelos apreciadores das artes e o registro de um projeto artístico que valoriza e promove a qualidade de vida dos trabalhadores da instituição.
Francimayre de Sousa Sabóia
Produtora Cultural da DIPPC
Curadora da Exposição NossArte

Artistas Participantes:
Aline Teresinha Basso Davi Cândido da Silva Francisco Ronald Araújo Barbosa, Liandro Roger Memória Machado
Ana Paula Brandão Souto Diana Patrícia Medina Pereira Hélio Yuri Araújo Leite Lucia Helena Arraes de Alencar Pierre
Antonia Nadja Alves Mendonça Chaves Eden Batista Duarte Ioneiry Viana Lima Luciana Silva Torres
Anupama Ghosh Elaina Cavalcante Forte Isaac Martins Pereira Márcia Fátima de Sousa
Breno Gomes Fernandes Eliene Maria Vieira de Moura Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza Maria de Oliveira Marques da Silva
Camila Izidorio de Sousa Elizio Ayres Cartaxo José Alty de Menezes Neto Maria Giovanna Guedes Farias
Carolina Morais Ribeiro da Silva Francimayre de Sousa Sabóia Josefa Laura Cabral Figueiredo Rodrigues Lima Maria Marlene Rocha de Sousa
Cíntia Araújo Oliveira Francisco Arnaldo Viana Lima Juliane Garcia de Alencar Natália de Castro Pinho
Clara Maria Holanda Silveira Francisco Casimiro Filho Leonora Vale de Albuquerque Nelson Barros da Costa
Cleycianne de Souza Almeida Francisco Renê Fernandes Feitosa Lia Lira Olivier Sanders Pedro Jorge do Nascimento

Raphael Alves Feitosa Roberto Cesar Cavalcante Vieira Ryanne de Oliveira Paz Távila da Silva Rabelo.
Roberta Jeane Bezerra Jorge Roseli Barros Cunha Sidney Freitas de Paiva    XXXXXXXXXX

Acervo:
O acervo da exposição pode ser visualizado clicando aqui

Em breve iremos iremos disponibilizar o Catálogo da exposição para fins de visualização ou download

O MAUC –
 O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do MAUC e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480