Exposição 2021.4 – Maracatu em Ponto – 05/07/21

A exposição “Maracatu em Ponto – Narrando o Maracatu Solar Através de Bordados” é um projeto apoiado pelo VIII Edital das Artes de Fortaleza – SECULTFOR – Lei no 10.432/2015, que nasceu da ideia de entrelaçar três temas distintos em um só: bordado, xilogravura e maracatu. Essa união se transforma em arte através da confecção de 20 peças bordadas manualmente, assim como de outros 28 bordados realizados em oficinas, que podem ser conferidos na exposição.

As peças da exposição tiveram como inspiração a estética visual da gravura em madeira (Xilogravura), mais comumente usada na produção de cordéis, e as manifestações populares do Maracatu Solar, outra importante referência da cultura popular cearense. Buscando discutir a importância das três manifestações culturais e aproximar as produções do público, oficinas de bordado fizeram parte da programação de preparação para a exposição, utilizando como referência registros fotográficos das vivências feitas durante os ensaios, formações e encontros do grupo, assim como a proximidade da equipe com a musicalidade do Maracatu Solar fortalezense, tornando possível a discussão das ilustrações a serem bordadas e dos pontos utilizados.

Acervo:
O acervo da exposição pode ser visualizado no seguinte álbum, na plataforma Flickr:
MARACATU EM PONTO

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do MAUC e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480